Golfinho era fêmea e estava grávida, informa PMP

Espécie costuma preferir águas mais quentes e vive nos oceanos tropicais e subtropicais. Além disso, coabita em grupos de dez a vinte indivíduos, sendo que em alto-mar podem agregar outras espécies de golfinhos ao bando. Tem esse nome pelo fato de seus dentes terem ranhura verticais.
Colaboração/Agora Laguna

O golfinho-de-dentes-rugosos (Steno bredanensis) que apareceu sem vida na região dos Molhes da Barra, na manhã do último domingo, 17, era fêmea, informou o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Ainda segundo o projeto, o golfinho estava grávida, tinha 2,62 metros e pesava cerca de 142 quilos. A carcaça já estava em estado de decomposição.

Essa espécie costuma preferir águas mais quentes e vive nos oceanos tropicais e subtropicais. Além disso, coabita em grupos de dez a vinte indivíduos, sendo que em alto-mar podem agregar outras espécies de golfinhos ao bando. Tem esse nome pelo fato de seus dentes terem ranhura verticais. Como característica pode chegar a 2,8 metros de comprimento e a cabeça tem um aspecto mais cônico. A alimentação é baseada em lulas, peixes e polvos às vezes.

Monitoramento

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no polo pré-sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Iniciativa tem objetivo de avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. Caso encontre algum animal marinho vivo ou morto, entre em contato com o projeto pelo telefone 0800-642-3341.

Notícias relacionadas