Capitania comemora centenário de instalação da delegacia em Laguna

Comemoração também é dupla já que o ano de 2023 marca a passagem dos trinta anos da recuperação do status de delegacia pela unidade, que foi considerada como uma agência entre 1978 e 1993.

Cem anos atrás, nesta mesma data, a antiga capatazia era elevada à categoria de agência e nesta quinta-feira, 14, a Marinha do Brasil em Laguna celebrou a data com um ato simbólico em sua sede. A comemoração também é dupla já que 2023 marca a passagem dos trinta anos da recuperação do status de delegacia pela unidade, que foi considerada como uma agência entre 1978 e 1993.

“Me sinto honrado em ser o delegado, o comandante desta organização em seu centenário e isso me deixa feliz e satisfeito. A Delegacia da Capitania representa uma prestação de serviço à população do Sul do estado na segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e no combate à poluição hídrica oriunda de embarcações”, celebra o comandante Enéas Costa Cruz.

O evento solene teve a participação de autoridades civis e militares que destacaram a importância da entidade militar. “São cem anos de zelo, segurança e cuidado com o homem no mar. O trabalho prestado pela Capitania é importantíssimo”, avalia o prefeito Samir Ahmad (sem partido). Além do quartel, a delegacia também tem um elo com a sociedade é a Soamar, que reúne um seleto grupo de entidades, instituições e pessoas comuns que são consideradas Amigas da Marinha – o que inclui Agora Laguna. “É um prazer para a Soamar e para a sociedade lagunense ter esta instituição militar em nossa cidade e sempre vamos batalhar para não deixá-la sair de nossa cidade”, diz a somarina Elizete Moreira.

Vinculada à Capitania dos Portos em Santa Catarina e integrante do 5º Comando do Distrito Naval, a capitania lagunense tem em sua jurisdição mais de 30 municípios e cobre uma área que vai até a divisa com o Rio Grande do Sul e dentro dos limites da sede de Florianópolis.

Histórico

A Capatazia de Laguna criada em janeiro de 1920 foi elevada à agência em 14 de setembro de 1923, data que oficialmente é escolhida como seu aniversário. Em 1952, foi classificada como delegacia e ficou com esse status até 1978, quando voltou a ser uma agência. Em 1993, recuperou a classificação de delegacia.

Desde julho de 1940, a organização militar tem sua sede às margens da lagoa Santo Antônio dos Anjos, no Centro Histórico. Segundo o site oficial da corporação, “tem como propósito contribuir para o cumprimento das tarefas de responsabilidade da Marinha, na sua área de jurisdição: orientar, coordenar e controlar as atividades relativas à marinha mercante e organizações correlatas, em toda área de jurisdição a fim contribuir para assegurar a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica”.