MDB decide apoiar projeto de empréstimo milionário se recurso for usado para obras

"Queremos que a atual gestão faça o que a anterior fez: contratou o empréstimo e realizou as obras prometidas", afirma o presidente municipal, Thiago Duarte.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Uma reunião extraordinária realizada, na noite de quarta-feira, 2, pela direção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), decidiu encaminhar voto favorável ao projeto de lei proposto pela prefeitura para que possa pleitear um financiamento de R$ 10 milhões para arcar com obras, como a pavimentação da avenida Giocondo Tasso, em Cabeçuda.

A ata do encontro, obtida pelo Portal, indica que além dos membros da direção partidária, participaram os vereadores Patrick Mattos e Hirã Ramos (presidente do Legislativo), este na condição de convidado.

O presidente do MDB municipal, Thiago Duarte, explica que a orientação favorável ao projeto deve ser dada apenas se o empréstimo junto ao Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa), da Caixa Econômica Federal, for realmente usado na infraestrutura municipal. “[Por outro lado] O partido orienta o voto de seus vereadores de forma contrária, caso os recursos sejam utilizados para outros fins”, explica Duarte.

O emedebista relembra que um financiamento do gênero foi obtido na gestão do ex-prefeito Mauro Candemil (MDB, 2017-2020). “Queremos que a atual gestão faça o que a anterior fez: contratou o empréstimo e realizou as obras prometidas”, afirma, em menção ao acesso Norte e à extensão da avenida Governador Colombo Salles.

O projeto em questão tramita desde julho e “contempla um amplo espectro de projetos de investimentos no setor de infraestrutura urbana e rural, tendo o Município optado pela adoção da linha de crédito”, segundo disse o prefeito Samir Ahmad (sem partido), na justificativa encaminhada aos vereadores. A previsão é aplicar o recurso de R$ 10 milhões em obras de infraestrutura, como as pavimentações da avenida Giocondo Tasso, em Cabeçuda; o trecho inicial da Praia do Sol, o acesso à Itapirubá e a rua José Antônio Pedro, na entrada do bairro Caputera.

Finisa

O programa de financiamento é voltado para apoiar financeiramente estados, municípios e o distrito federal, visando fomentar itens classificados como despesas de capital, como obras, serviços ou outras ações desenvolvidas pelos envolvidos.

A linha de crédito permite que o poder público pleiteie recursos para apoiar financeiramente diversas ações orçamentárias em curso, como investimentos em infraestrutura, mobilidade, equipamentos, iluminação, construção de escolas, creches, hospitais, entre outros.

Notícias relacionadas