Laguna completa um ano sem recolhimento de animais de grande porte

Contrato com antiga empresa responsável venceu em agosto de 2022 e nova licitação ainda não foi aberta.
Divulgação

O dia 2 de agosto de 2022 foi o último da vigência do contrato entre a prefeitura de Laguna e a empresa especializada em recolhimento de animais de médio e grande porte. Desde então, a cidade está sem oferecer o serviço.

Nesta semana, fotos circularam nas redes sociais de um cavalo solto na região do acesso Norte, em Barbacena, e não recolhido. No mesmo local, em abril, um motociclista teve um grave acidente ao colidir contra uma vaca. O homem, 34 anos, recebeu diagnóstico de fratura exposta do punho direito, de três dedos e do punho esquerdo e faz tratamento para voltar à rotina.

O serviço de recolhimento de animais é vinculado à Secretaria de Pesca e Agricultura (Sepagri). Agora Laguna buscou contato com o secretário Dener Vieira, titular da pasta, mas sem sucesso – o espaço segue aberto para manifestação posterior.

Por outro lado, o assunto já é de ciência da prefeitura que tramita internamente um processo para a obtenção dos orçamentos necessários para a elaboração de um referencial para a licitação, segundo apurado. Mesmo que venha a ser lançada este mês e no melhor cenário sem impugnação ou questionamento, o certame só viria a ter definição entre o fim de agosto e o começo de setembro.