Um decreto assinado pelo governador Jorginho Mello (PL) e publicado na última sexta-feira, 4, acata o parecer da Comissão Estadual de Educação (CEE) – expedido ainda em 2022 – e oficializa a desativação da escola estadual Jerônimo Coelho, em Laguna. O processo mencionado se trata de uma mera formalidade para fins oficiais.
Criada como Grupo Escolar Jerônimo Coelho, o colégio foi fundado em 1912 como parte da política de incentivo à educação pública desenvolvido na gestão do então governador Vidal Ramos (1910-1914, PRC) e se manteve ativa até o ano de 2017, quando foi desativado. A partir daquele momento, seus estudantes foram migrados para a escola Almirante Lamego (antigo Ceal).
Em 2018, o prédio passou por reforma e atualmente abriga uma unidade do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, cujo núcleo é denominado Jerônimo Coelho e em breve, há a intenção de criar um memorial no local para destacar a história e a biografia do militar catarinense, fundador da imprensa em Santa Catarina.