Concessionária da BR-101 recebe nota abaixo de 60% em índice ambiental da ANTT; entenda

Procurada pelo Portal, a CCR se manifestou nesta segunda-feira, 21. "A concessionária tem uma série de ações ambientais, mas os itens analises pelo formulário ainda estão sendo gradativamente intensificados e implantados, especialmente por se tratar de uma concessão ainda em fase de implantação", diz a nota enviada pela empresa. Das 19 avaliadas, só a concessionária Rota do Oeste, no Mato Grosso (MT), conseguiu passar dos 80% para ser Classe A.
Foto: Comunicação/CCR ViaCosteira

A CCR ViaCosteira, concessionária da BR-101 Sul entre Paulo Lopes e Passo de Torres, foi avaliada com nota abaixo de 60% no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) de 2023, segundo divulgou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O dado é da última segunda-feira, 14, e foi publicado de forma definitiva no Diário Oficial da União (DOU), não havendo mais recurso.

A empresa atua há três anos na região Sul desde que assinou o contrato de concessão dos 220 quilômetros. Das 19 empresas que participaram, voluntariamente, da avaliação, a CCR foi a 18ª com 51,52%, sendo considerada Classe C. Ficou à frente apenas da Via 040, que opera entre Minas Gerais e o Distrito Federal, com nota 45,45%.

De acordo com a autarquia, o IDA serve para monitorar a execução das ações sustentáveis, analisar o comprometimento socioambiental e a evolução qualitativa de gestão ambiental nas empresas concessionárias das rodovias federais. Os dados influenciam na proposta de políticas pela ANTT e na crição de programas ambientais, para estimular boas práticas no setor.

Os índices avaliados são: política ambiental institucional, certificações ambientais, preservação da biodiversidade, ações sociais e educacionais, comunidade afetada em áreas sensíveis, mobilidade e acessibilidade, gerenciamento e redução de ruídos e emissões atmosféricas, uso da água, gerenciamento e redução de efluentes, gerenciamento e redução de resíduos sólidos, eficiência energética, infraestrutura resiliente e fomento para o desenvolvimento tecnológico na área socioambiental.

Procurada pelo Portal, a CCR se manifestou nesta segunda-feira, 21. “A concessionária tem uma série de ações ambientais, mas os itens analises pelo formulário ainda estão sendo gradativamente intensificados e implantados, especialmente por se tratar de uma concessão ainda em fase de implantação”, diz a nota enviada pela empresa. Das 19 avaliadas, só a concessionária Rota do Oeste, no Mato Grosso (MT), conseguiu passar dos 80% para ser Classe A.