Festival de dança é cancelado às vésperas de início

Cancelamento ocorreu após a Polícia Civil notificar a prefeitura pela ausência de documentação necessária para o uso do espaço, segundo apurado pelo Portal. Embora a decisão tenha sido compreendida, houve registro de crianças que saíram do local chorando. Até 19h, professores e equipe técnica seguiam no espaço organizando e desmontando a estrutura.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

A primeira edição do festival escolar Dança Laguna foi cancelada às vésperas do início, marcado para 18h. O evento ocorreria na noite desta sexta-feira, 21, no Ginásio de Esportes Bertholdo Werner. Segundo a prefeitura, seriam 13 apresentações — todas de escolas municipais — com perspectiva de envolver mais de 300 estudantes e educadores.

O cancelamento ocorreu após a Polícia Civil notificar a prefeitura pela ausência de documentação necessária para o uso do espaço, segundo apurado pelo Portal. Embora a decisão tenha sido compreendida, houve registro de crianças que saíram do local chorando. Até 19h, professores e equipe técnica seguiam no espaço organizando e desmontando a estrutura.

“Solicitamos todos os alvarás e aguardamos até o último minuto a documentação de autorização do funcionamento do espaço, e infelizmente isso não nos foi apresentado”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Carvalho, em entrevista ao PortalVeja nota oficial ao fim do texto.

Dada a proporção do evento e a expectativa de atrair grande público, o município declinou do uso do Cine Mussi e optou pelo ginásio em razão do espaço ser mais amplo. Existe um termo de cooperação entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), gestora do local, e o governo municipal, para uso da estrutura.

“Tentamos de todas as formas realizar o evento até o último minuto em respeito às famílias, às escolas que se organizaram, nós também. Quem esteve viu o espaço e como a equipe estava mobilizada”, lamenta a gestora, que agradeceu a compreensão da decisão. “Peço desculpas à sociedade porque até então o ginásio foi utilizado de várias outras formas desde que foi inaugurado. Não imaginávamos, pela sucessão de eventos que recebe, que não tivesse alvará de funcionamento.

Agora Laguna entrou em contato com a direção da Udesc de Laguna, que optou, nesse momento, por não se manifestar sobre o assunto. A Secretaria de Educação e Esportes (Seduc) também informou que não pretende cancelar a ideia, e que já estuda uma nova data.

Nota oficial da prefeitura

 

A Prefeitura de Laguna, através da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), vem a público expor seu esclarecimento a respeito do cancelamento da primeira edição do Festival Municipal Dança Laguna, que ocorreria na noite desta sexta-feira, 21.

Gostaríamos de lamentar e nos desculpar com todas as pessoas envolvidas, em especial aos pais, familiares, responsáveis e principalmente a todos os alunos. Da mesma forma agradecer o empenho e determinação de todos os envolvidos nos ensaios e preparativos para que o evento fosse realizado. Em tempo, cabe-nos esclarecer que:

1) Em que pese a prefeitura tenha outros locais próprios, prevaleceu a escolha pelo ginásio em razão de ser um espaço amplo e capaz de abrigar todos os estudantes e professores envolvidos, além das famílias dos alunos.

2) O Ginásio de Esportes Bertholdo Werner não é um espaço pertencente ou cedido para administração municipal. A gestão é feita pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e há um termo para cooperação técnica firmado entre o governo municipal e a instituição de ensino.

3) A prefeitura acatou imediatamente a notificação realizada pela Polícia Civil de Santa Catarina no sentido de adiar a realização, diante da falta da documentação. Aliás, cabe ressaltar, que o governo municipal foi surpreendido pelo fato de que o espaço não possui os alvarás necessários – uma vez que vem sendo repetidamente usado por outros eventos públicos e pela própria instituição gestora desde a sua reinauguração.

4) Apesar de todos os esforços para a obtenção das documentações, até o momento da realização do evento, a prefeitura não recebeu os itens solicitados.

5) A prefeitura lamenta profundamente o ocorrido, agradece a todos que compreenderam o adiamento e estuda uma nova data para a realização do festival.

Notícias relacionadas

Previous
Next