Estudantes equatorianos conhecem Laguna em projeto da Udesc

Divulgação/Udesc

O Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, recebeu nesta quinta-feira, 27, a visita de uma comitiva de estudantes da Universidade Privada Técnica de Loja (UPTL). Os acadêmicos vieram ao Brasil para participar da Operação Horizonte, do Núcleo Extensionista Rondon (NER).

Na visita, os dez acadêmicos conheceram instalações do centro de ensino, a Unidade de Estabilização de Fauna Marinha e as atividades do programa de extensão Comunidade Retrô: Mediadores de Patrimônio, da Udesc Laguna. A experiência incluiu um tour por Laguna, com a apresentação de prédios históricos e mirantes da cidade.

A ação foi viabilizada pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) e pelo programa Comunidade Retrô. O grupo viajou acompanhado pelo coordenador de Extensão da universidade, Eduardo Jara.

A recepção aos estudantes da UTPL iniciou com uma apresentação do campus, com a participação do diretor-geral, Eduardo Nogueira Giovanni, do professor Américo Hara e de estudantes da Udesc Laguna que também farão parte da Operação Horizonte, do NER Udesc.

Na Unidade de Estabilização de Fauna Marinha, que integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), da Petrobras, a visita foi conduzida pelo assistente de comunicação da PMP-BS, Santiago Alfonso Anguita.

O tour por Laguna foi idealizado e conduzido pela Proex e pelo programa Comunidade Retrô, que é coordenado pelo professor Douglas Emerson Deicke Heidtmann Junior, com participação da estudante bolsista Leticia Lucietti.

No centro histórico, os acadêmicos visitaram prédios como o Cine Teatro Mussi, de interesse especial para os equatorianos por sua ligação com as artes cênicas.

Antes da Udesc Laguna, a comitiva de estudantes do Equador esteve no campus de Florianópolis, onde foram recebidos pelo reitor, Dilmar Baretta, pelo pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Alfredo Balduíno Santos, e também visitaram, dentre outros espaços, o Centro de Artes, Design e Moda (Ceart).

A vinda dos acadêmicos à Udesc é parte do esforço de internacionalização comum às duas instituições. Em julho, o professor Vicente Concílio, do Departamento de Artes Cênicas da Udesc Ceart, ministrou uma formação sobre arte e comunidade na universidade equatoriana, na cidade de Loja, no sul do País.

Criação artística

No Equador, os alunos da UTPL participam de dois grandes projetos de extensão (lá chamados de “vinculação comunitária”) relacionados a processos de investigação e criação artística.

Um atua com a formação de teatro em um centro para jovens infratores, e o outro trabalha com a prática do teatro para e com crianças em um centro de acolhimento de menores no bairro universitário.

A diretora do curso de Artes Cênicas da UTPL, Carla Saul Garcia Marcelino, agradeceu a oportunidade dos estudantes participarem da operação. “Não temos dúvida de que será uma experiência inesquecível”, afirma a professora.

Segundo Jara, a parceria do NER Udesc com a UPTL  “é a concretização de um trabalho que vem sendo realizado para fortalecer as ações de internacionalização da Udesc”. “Na parte da extensão universitária, essa participação abre portas para futuros intercâmbios de estudantes estrangeiros nas operações e também em outras ações”, destaca.

A solenidade de abertura da Operação Horizonte será realizada na próxima quarta-feira, 2, às 13h30, em Água Doce, no Meio-Oeste Catarinense. Ao longo de dez dias, cerca de 400 rondonistas participarão das atividades em 25 municípios. O encerramento da operação, em 12 de agosto, será no município de Vargem.

Dentre as parcerias da iniciativa, estarão rondonistas de mais de 20 organizações parcerias, de Santa Catarina, outros seis Estados (Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Maranhão) e quatro países (Equador, Paraguai, Guiné Bissau e Angola).

Notícias relacionadas

Previous
Next