Os primeiros seis lagunenses que participaram da iniciativa Sangue Bom, uma campanha de incentivo de doação sangue, foram transportados gratuitamente pela prefeitura municipal até a unidade do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em Tubarão.
“Já fiz algumas doações, mas estar do outro lado, precisando de doação para familiares, me fez ver o ato com outros olhos”, conta a voluntária Michelli C., que há três anos realiza a doação de sangue.
A ida ocorreu na última quarta-feira, 7, e a próxima vai acontecer no dia 16. Segundo a prefeitura, já são mais de 60 inscritos para participar da ação voluntária, que tem a intenção de ampliar o estoque disponível no Hemosc.
O que precisa para ser doador
- Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
- O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
- O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
- Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
- Apresentar documento original com foto atualizada, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial. Exemplo: RG ou cópia autenticada, Carteira de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física, Título de Eleitor digital, desde que tenha foto, e Passaporte brasileiro com filiação.
- Ter repousado bem na noite antes da doação;
- Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 3 horas que antecedem a doação;
- Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
- Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.