Previous
Next

Em Laguna, 600 pessoas recusam responder ao Censo e podem receber multa

Lei federal prevê punição a quem deixar de fornecer os dados ao Censo e multa pode chegar a R$ 13 mil. Até o momento, Laguna soma exatos 37.922 moradores, mas a projeção indica que o número deve passar dos 41 mil habitantes. O número final será divulgado apenas em abril.
Divulgação

Daqui a 11 dias finaliza o trabalho de coleta de dados para o Censo 2022, realizado a nível nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Até o momento, Laguna soma exatos 37.922 moradores, mas a projeção indica que o número deve passar dos 41 mil habitantes. O número final será divulgado apenas em abril.

Segundo apurado pelo Portal Agora Laguna, um total aproximado de 14,4 mil domicílios receberam a visita do recenseador e os moradores responderam às perguntas. Todavia, cerca de 1,8 mil não receberam a equipe do instituto e 600 não quiseram responder ao questionário. Estas pessoas correm o risco de serem multadas na forma da lei em um valor que pode chegar a 10 vezes o salário-mínimo vigente (cerca de 13 mil reais numa conta livre).

A projeção atual do IBGE preocupa a prefeitura de Laguna. O índice de 41 mil habitantes é menor que a projeção de 2021, antes do Censo, que levantou o número de 46,4 mil moradores na cidade. A preocupação se justifica pelo fato de que a diminuição representará perda de recursos. O Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é o repasse de parte dos impostos federais para o governo municipal aplicar em investimentos pode ser diminuído e isso impacta até mesmo nas metodologias de distribuição de outros recursos.

Quem ainda não respondeu ao questionamento do Censo 2022 pode acionar a equipe de recenseamento pelo WhatsApp (48) 9 9994-0268.

Pescaria Brava: perspectiva de ultrapassar 10 mil moradores

Em Pescaria Brava, os dados mais recentes levantados pelo IBGE atestam 9,7 mil moradores recenseados, mas a expectativa é ultrapassar os 10 mil moradores, número que havia sido indicado na projeção do órgão federal no final do passado. Na cidade vizinha, cerca de 3,6 mil residências receberam a equipe para responder o questionário e aproximadamente 200 não abriram suas portas – houve 15 recusas explícitas.

Notícias relacionadas

Previous
Next