Evento de jet ski polêmico é cancelado; organização analisa nova data

Expectativa era reunir cerca de 200 jet skis e o fato causou polêmica entre ambientalistas e defensores da preservação da espécie boto-pescador, cujas lagoas são santuário ecológico há cerca de três décadas.
Foto: Júlio Cesar Vicente

O encontro de moto aquática marcado para sábado, 4, com percurso que iniciaria no rio Tubarão e terminaria na lagoa Santo Antônio dos Anjos, em Laguna, foi cancelado oficialmente pela organização. O comunicado foi divulgado, nesta segunda-feira, 27, pelo Jet Clube Tubarão.

A expectativa era reunir cerca de 200 jet skis e o fato causou polêmica entre ambientalistas e defensores da preservação da espécie boto-pescador, cujas lagoas são santuário ecológico há cerca de três décadas. O grupo se mobilizou e chegou a protestar na Câmara de Vereadores e nas redes sociais para pedir a intervenção da prefeitura e cancelamento do evento.

Segundo o comunicado, o Jet Clube optou por cancelar, “com imensa tristeza”, o encontro por não conseguir tempo hábil para atender às exigências da Fundação Lagunense do Meio Ambiente (Flama), que solicitou estudos de impactos para analisar o pedido de autorização para o evento. “Dentre as exigências acima citadas, a principal e a que demanda mais tempo é um estudo de impactos ambientais referentes aos efeitos que a navegação de várias embarcações motorizadas trariam ao ‘boto pescador’. Por esse motivo o evento foi cancelado”, informaram os organizadores. Uma nova data não está descartada, mas a hipótese está em avaliação, assim como o reembolso de valores já pagos.

Grupo volta a protestar

Na noite desta segunda-feira, um novo grupo de pescadores foi à Câmara expor descontentamento com a realização do evento. De forma pacífica, eles levaram faixas ao plenário do Legislativo. No dia anterior, um vídeo em que jet skis passam na região da Tesoura, onde ocorre a interação entre botos e humanos, repercutiu negativamente na internet com muitos moradores de Laguna criticando o fato.