Previous
Next

Morre Roberto Dinamite, ídolo do Vasco homenageado como Cidadão Lagunense

Jogou durante 22 anos, dos quais 21 foram dedicados ao cruzmaltino, onde atuou profissionalmente entre 1971 e 1992, com uma rápida passagem pelo Barcelona (Espanha).
Divulgação

Após enfrentar uma intensa batalha contra um câncer no intestino descoberto há dois anos, o ex-jogador de futebol Carlos Roberto de Oliveira, morreu aos 68 anos, neste domingo, 8. Eternizado na história do Vasco da Gama (RJ) como Roberto Dinamite, foi um dos poucos craques da bola a ter mais de mil jogos por uma única equipe, marca batida apenas por Pelé (Santos) e Rogério Ceni (São Paulo).

Jogou durante 22 anos, dos quais 21 foram dedicados ao cruzmaltino, onde atuou profissionalmente entre 1971 e 1992, com uma rápida passagem pelo Barcelona (Espanha) e como jogador emprestado à Portuguesa de Desportos (SP) e ao Campo Grande (RJ). Fez 38 jogos pela seleção brasileira, de 1975 a 1984. Na galeria de títulos conquistados, estão o primeiro Brasileiro do Vasco em 1974, tendo sido artilheiro da competição, e cinco taças do Carioca, entre os anos 1970 e 1990. Foi ainda presidente do time de São Januário, entre 2008 e 2014, e deputado estadual por cinco mandatos pelo então PMDB.

Roberto Dinamite se tornou uma figura presente em Laguna nas últimas décadas, com passagens especiais pela cidade, geralmente durante a alta temporada. Em março de 2010, a Câmara de Vereadores, por projeto do então edil Everaldo dos Santos (ainda no PMDB), lhe concedeu a honraria de Cidadão Lagunense, título entregue em maio daquele mesmo ano, junto a outras personalidades, como o ex-diretor da Celesc, Gilberto Aguiar, e a hoje senadora catarinense Ivete Appel da Silveira (MDB).

O ex-jogador também foi patrono de uma das edições da Copa Torcedor. “Conheci ele em 2001, graças ao amigo e ídolo Zico. Um ano depois o trouxe a Laguna e em várias vezes veio à cidade. Era uma pessoa muito humilde. Tive uma amizade muito grande. Uma pessoa do bem, gostava muito de Laguna e tenho certeza absoluta, toda a torcida gostava de Roberto Dinamite”, comenta o desportista e amigo Amauri Luckina, organizador da Copa. Em dezembro de 2021, durante uma passagem pela região, fez sua última visita à Laguna, onde participou de uma recepção na loja Rainha.

Previous
Next