Rosa de Anita é plantada nos Estados Unidos

Museu em Nova York, onde ocorreu o plantio, valoriza a figura de Giuseppe Garibaldi e de Antonio Meucci, inventor italiano conhecido por desenvolver o teletrofone, um antepassado do telefone criado por Graham Bell.
Comitiva que acompanhou plantio; representação da rosa ao fundo. Foto: Divulgação/Anita Fidelis

Híbrido floral símbolo das comemorações do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, a Rosa de Anita foi plantada recentemente no Museu Garibaldi Meucci (Garibaldi Meucci Museum, em inglês), em Nova York. Essa foi a primeira vez que a flor foi plantada na América do Norte.

O plantio ocorreu em outubro e foi tornado público nesta semana, em relatório publicado na imprensa italiana pelos integrantes do projeto internacional Anita Fidelis, que, no Brasil, tem como principal membro o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita). O museu em Nova York valoriza a figura de Giuseppe Garibaldi e de Antonio Meucci, inventor italiano conhecido por desenvolver o teletrofone, um antepassado do telefone criado por Graham Bell.

“Se tornou um museu de testemunhos preciosos para ser admirado. Os italianos deveriam visitar pelo menos uma vez na vida. Para nós foi uma grande honra ter trazido a rosa de Anita para este lugar sugestivo e único, onde fomos recebidos por uma multidão de pessoas que gostam muito da sua pátria apesar do passar das gerações”, disse o historiador Andrea Antonioli. O plantio foi acompanhado por autoridades locais e pela comitiva italiana, além de filhos da condessa Constanza Garibaldi, descendente de Anita e Giuseppe.

Previous
Next