Morador de Laguna ou de Pescaria Brava poderá identificar ligações de cobrança facilmente; entenda

Anatel ainda fará uma consulta pública pelo prazo de 60 dias com o objetivo de regulamentar o procedimento operacional e depois, as empresas vão ter 180 dias para se adequar após publicação do ato da autarquia.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Usuários da telefonia móvel em Laguna e em Pescaria Brava poderão identificar mais facilmente as ligações de cobrança. Um código não geográfico, como o que foi aprovado para o telemarketing, será adotado por essas empresas, conforme definiu a reguladora do setor, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A decisão é do Conselho Diretor da autarquia.

Na visão do conselheiro Emmanoel Campelo, a atividade de cobrança é “ofensora em igual ou maior peso que a atividade de telemarketing em termos de volume de chamadas curtas no Brasil”. Segundo o conselheiro Moisés Moreira, “o que se busca é a adoção de condutas responsáveis por parte dessas empresas sem sobrecarregar as redes”. O conselheiro Arthur Coimbra complementou dizendo ser lamentável que o uso indiscriminado da rede de telecomunicações cause tanto transtornou aos usuários.

A Anatel ainda fará uma consulta pública pelo prazo de 60 dias com o objetivo de regulamentar o procedimento operacional e depois, as empresas vão ter 180 dias para se adequar após publicação do ato da autarquia.

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