Previous
Next

‘Retardado (a) da cabeça’: vereadores discutem no final de sessão

Plenário acompanhou o momento em que Nádia Tasso Lima (União) e o presidente Rhoomening Rodrigues (PSDB) tiveram um embate ao microfone.

O final da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Laguna, na noite desta quinta-feira, 13, foi marcado por uma discussão acalorada entre vereadores durante o momento das explicações pessoais, quando os edis têm três minutos para falar sobre assuntos que eventualmente não tenham sido tratados ou queiram reforçar falas ditas durante a reunião. O plenário acompanhou o momento em que Nádia Tasso Lima (União) e o presidente Rhoomening Rodrigues (PSDB) tiveram um embate ao microfone.

No começo da sessão, Nádia, ao falar no grande expediente, comentou sobre a negativa de uma diária – verba fornecida pela Câmara para que o vereador custeie a ida a algum lugar fora da cidade ou do estado – e criticou o uso do recurso para pagamento de translado de edis para cursos fora de Santa Catarina, motivando uma primeira troca de falas entre ela e o presidente.

O tema parecia ter ficado restrito àquele momento, mas voltou à tona no final do encontro, quando Patrick Mattos (MDB) tentou pôr panos quentes à questão. “Na hora do uso da sua palavra, a senhora generalizou”, disse, argumentando: “Se tem alguma coisa, é [entre] a senhora e o presidente”. A vereadora rebateu: “Quando eu falo: ‘Os colegas…’, vista a carapuça quem a tiver. Prejudicar uns não é justo, negar para uns não é justo. E é isso que acontece”.

Minutos depois, antes de fechar a sessão, Rodrigues comentou o tema. “É triste ver comentários desses. A senhora escolheu o seu caminho”, disse o presidente, em referência à aproximação da edil com o governo municipal. “Se a política voltou [a ser] o que era antes é porque a senhora escolheu [isso] quando fez um acordo com o prefeito, o mesmo que chamou a senhora de ‘louca’ e que você foi no meu gabinete, procurar para pedir providências – e que eu tomei. A senhora lave sua boca para falar do seu presidente, pois tinha tudo”, rebateu.

Após a fala de encerramento, ainda aberto, o microfone de Rodrigues captou a frase: “Retardada da cabeça” e o de Nádia registrou a fala: “Retardado da cabeça é o senhor”. O som foi cortado na sequência e a transmissão ao vivo interrompida.

O que dizem

Rhoomening Rodrigues, em contato nesta noite, negou ter falado a frase captada ao microfone e disse que o tom se deu ao calor do momento. A vereadora Nádia Tasso Lima, até a publicação do texto, não havia retornado o contato.