Eleições 2022: Conheça a trajetória dos candidatos ao Governo de SC e à Presidência

Montagem sobre fotos de Divulgação

No domingo, 30, os lagunenses e bravenses irão às urnas para a escolha do novo governador e do presidente da República. Diferente do primeiro turno, no segundo, o número de candidatos é reduzido a apenas dois concorrentes.

Para a presidência, disputam: o atual presidente e candidato a reeleição Jair Messias Bolsonaro, do PL, e o ex-presidente por dois mandatos, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. No primeiro turno, Bolsonaro ficou na frente de Lula na apuração local e em segundo na contagem de votos a nível nacional.

Para o governo do Estado, a disputa reproduziu a briga nacional. O ex-deputado e senador da República, Jorginho Mello, do PL, disputa o governo pela primeira vez e o ex-deputado e ex-prefeito de Blumenau, Décio Nery de Lima, do PT, está tentando chegar à cadeira maior do Executivo pela segunda vez. No primeiro turno, localmente, o mais votado foi o atual governador Carlos Moisés, do Republicanos, que ficou em terceiro na contagem de votos estadual. A seguir, conheça, a trajetória dos quatro candidatos (em ordem alfabética).

Presidência da República

Atual ocupante do cargo, Jair Messias Bolsonaro tem 67 anos e disputa a reeleição pelo PL, onde está desde novembro de 2021. Natural de Glicério (SP), foi militar do Exército e chegou ao posto de capitão. Se elegeu pela primeira vez como vereador do Rio de Janeiro, em 1988. Entre 1990 e 2018, foi deputado federal. Foi eleito presidente em 2018 e terá como companheiro de chapa na nova disputa o general Walter Braga Netto, do mesmo partido. Já foi filiado ao PDC, PP, PTB, PFL, PSC e PSL, além de ter tentado criar o partido Aliança pelo Brasil em 2019. Seu código eleitoral é o 22, número de seu partido.

Ex-presidente por dois mandatos, Luiz Inácio Lula da Silva é um dos fundadores do PT. Nascido em Caetés (PE), é ex-metalúrgico e foi líder sindical nos anos 1970. Disputou o governo de São Paulo em 1982 e foi deputado constituinte no final da década de 1980. Concorreu à presidência em 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006. Em 1980, durante a ditadura, foi preso e em 2018, detido para execução provisória de pena imposta no processo do tríplex do Guarujá. Por esse motivo, teve a candidatura de 2018 barrada na Lei da Ficha Limpa. Em 2021, o STF anulou as condenações. Seu vice é o ex-governador de SP, Geraldo Alckmin, do PSB. Seu código eleitoral é o 13, número de seu partido.

Bolsonaro (E) e Lula (D) disputam o segundo turno. Fotos: Divulgação/Palácio do Planalto e Divulgação/Ascom PT

Governo de SC

Presidente estadual do PT, Décio Lima é o candidato da Federação Brasil da Esperança (FE Brasil), que é a ‘coligação’ de quatro anos formada pelos petistas com o PV e o PCdoB. Foi prefeito de Blumenau por duas vezes, deputado estadual por três mandatos e atuou como superintendente do Porto de Itajaí por cerca de um ano. A vice é Beatriz Vargas (PSB), ex-candidata a vice-prefeita de Içara. A coligação é denominada de Frente Democrática tem também o apoio do Solidariedade. Seu código eleitoral é o 13, número de seu partido.

Filiado ao PL e atualmente presidente da legenda no estado, Jorginho Mello foi vereador em Herval d’Oeste, deputado federal e estadual por seis legislaturas, somadas. Foi presidente da Assembleia Legislativa e, nessa condição, governou o Estado interinamente em outubro de 2009. Desde 2019 é senador da República e um dos principais nomes do bolsonarismo em Santa Catarina. A vice é a ex-delegada regional Marilisa Boehm, de Joinville. O PL concorre em chapa pura. Seu código eleitoral é o 22, número de seu partido.

Décio (E) e Jorginho (D) querem o governo estadual. Fotos: Reprodução/Redes sociais