Chapa consenso se confirma: vereador do MDB será o novo presidente da Câmara

Eleição ocorreu nesta tarde.
Divulgação/CML

Está definida a composição que comandará os destinos e rotina da Câmara de Vereadores de Laguna para o biênio 2023/2024. A eleição ocorreu em sessão específica realizada na tarde desta segunda-feira, 23. Apenas uma chapa foi inscrita e não houve ausências em plenário.

A presidência ficará com Hirã Ramos, do MDB, que atualmente é o líder do Governo Samir no Legislativo. O vice será Rhoomening Rodrigues (PSDB), atual presidente da Câmara.

Hirã estava compondo a chapa registrada pelo vereador Jaleel Laurindo Farias (PSDB) para presidência, e desistiu de uma cadeira na Mesa Diretora, para também concorrer à presidência. Com isso, o edil tucano retirou a candidatura na sexta-feira, dia 23, próximo ao final do expediente legislativo.

As duas secretarias da Mesa serão divididas entre os edis Gustavo Cypriano (União) e Rodrigo Bento (PL). A composição respeita a proporção das bancadas, como há cinco partidos com representação, um fica de fora nessa formação: no caso, o PSD, que tem apenas um parlamentar.

Sem ausências ou abstenções, todos os 13 vereadores votaram a favor da chapa liderada pelo emedebista. A posse da nova Mesa Diretora ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2023 com mandato até o ano seguinte.

Momentos da sessão

A eleição foi marcada por dois momentos. O primeiro durante a chamada dos vereadores para conferência da presença. Ao ter o nome anunciado pelo atual primeiro-secretário Luiz Otávio Pereira, o Tavinho (União), o vereador Anderson Silveira, o Maninho (PSDB) disse “Sim” com ênfase, antecipando o voto que seria confirmado na sequência.

Ainda no final, fogos de artifício sonoros foram estourados no lado externo da Câmara, como em sinal de comemoração pela eleição. O fato chamou atenção já que em Laguna, o uso está proibido e a multa passa de R$ 1 mil. Coautora do projeto que gerou a lei, Nádia Tasso Lima (União), ficou surpresa com o fato e chegou a olhar para o novo presidente, que tem assento ao seu lado. Não se sabe quem autorizou ou promoveu a soltura dos fogos.

Notícias relacionadas