Segunda com aumento de nuvens e risco de temporais isolados na divisa com o RS

Na terça-feira, 16, a frente fria avança pelo estado mantendo o tempo instável ao longo do dia, principalmente no Grande Oeste e Planalto Norte. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais e a chuva pontualmente intensa, como alagamentos e enxurradas. Durante a tarde a instabilidade começa a diminuir a partir do Grande Oeste e, até o final da noite, gradativamente nas demais regiões.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

A segunda-feira, 15, inicia com tempo firme em Santa Catarina mas, ao longo do dia, a aproximação de uma frente fria faz com que o tempo comece a mudar em parte no estado. A chuva chega nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul no final do dia acompanhada de temporais isolados, com rajadas fortes de vento, raios e eventual granizo. As temperaturas chegam aos 33°C no Litoral Sul, 31°C Grande Oeste e oscilam entre 23 e 28°C nas demais áreas.

Na terça-feira, 16, a frente fria avança pelo estado mantendo o tempo instável ao longo do dia, principalmente no Grande Oeste e Planalto Norte. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais e a chuva pontualmente intensa, como alagamentos e enxurradas. Durante a tarde a instabilidade começa a diminuir a partir do Grande Oeste e, até o final da noite, gradativamente nas demais regiões.

A quarta-feira, 17, começa sem chuva na maior parte do estado, mas o litoral ainda fica com presença de muitas nuvens, consequência da passagem da frente fria. A partir da tarde, uma nova área de baixa pressão volta a deixar o tempo instável em SC. A chuva começa no Grande Oeste e se desloca para as demais regiões no decorrer da noite, e pode vir em forma de temporais isolados acompanhados de chuva pontualmente intensa e rajadas de vento.

Na quinta-feira, 18, um ciclone extratropical se forma na altura do litoral do Rio Grande do Sul, dando origem a uma nova frente fria que se organiza sobre Santa Catarina. Este sistema mantém a instabilidade sobre o estado, provocando chuva volumosa e que pode ser intensa em alguns momentos. Até o final do dia a frente fria avança em direção ao sudeste do Brasil, dando lugar a uma nova massa de ar frio que provoca declínio acentuado das temperaturas em todas as regiões ao longo do dia. Por isso, o amanhecer de sexta-feira, 19, deve ser de temperaturas próximas ou abaixo de 0°C entre o Grande Oeste e os Planaltos catarinense.

Em Laguna

SEGUNDA: mínima 15°C e máxima 26ºC – Sol com chuva à noite;
TERÇA: mínima 12ºC e máxima 19ºC – Chuva, melhorando no decorrer do dia;
QUARTA: mínima 12ºC e máxima 21ºC – Sol com chuva à noite;
QUINTA: mínima 4ºC e máxima 16ºC – Chuva, melhorando no decorrer do dia.

Veja os detalhes

Segunda-feira (15/08):
Tempo: sol com aumento de nuvens em SC, com pancadas de chuva e raios do Extremo Oeste ao Litoral Sul nas áreas próximas do RS no decorrer da tarde e noite. Há risco de temporais isolados.
Temperatura: elevada em todas as regiões.
Vento: nordeste, passando a noroeste do oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado com rajadas a partir da noite.
Sistema: massa de ar seco com centro sobre o oceano afastado da costa na altura do PR e SC. Frente fria avançando pelo litoral do RS e divisa com SC.

Terça-feira (16/08):
Tempo: instável com chuva e raios em SC, devido à passagem de uma frente fria. Risco de temporal no Extremo Oeste e Oeste principalmente no período da madrugada e manhã. No final do dia o tempo melhora a partir do oeste e sul do estado.
Temperatura: em declínio.
Vento: norte/noroeste passando a sul, moderado com rajadas.

Quarta-feira (17/08):
Tempo: nebulosidade variável em SC, com chuva no início e fim do dia no Planalto Norte e Litoral Norte, a partir da tarde no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste e à noite nas demais regiões devido a um cavado (área de baixa pressão).
Temperatura: estável, com pouca elevação no decorrer do dia.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (18/08):
Tempo: encoberto com chuva e temporais em SC, devido à passagem de uma frente fria. Risco de chuva intensa moderada a forte do Extremo Oeste ao Planalto Sul. O tempo melhora no final da tarde e noite a partir do oeste e sul do estado.
Temperatura: em queda acentuada a partir da tarde devido ao avanço de um intenso sistema de alta pressão.
Vento: norte passando a sudoeste/sul, moderado com rajadas.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil

Notícias relacionadas