Laguna tem jornada estendida para tentar ampliar busca por vacinação de crianças e adolescentes

Aplicação da vacina, orienta o Ministério da Saúde, só pode ser adiada em situações em que a criança ou adolescente esteja com doenças febris graves para que os sintomas/sinais ou eventuais complicações não sejam atribuídas à vacinação.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Com baixa procura pelas vacinações obrigatórias em adolescentes com menos de 15 anos, Laguna terá uma ação estendida de vacinação com quatro unidades básicas de saúde abertas em horário amplo, nesta segunda-feira, 29.

As unidades de Cabeçuda, Campo de Fora, Portinho e Progresso vão abrir das 8h às 19h. Dados divulgados na última semana mostram que a cidade só alcançou 30% de cobertura vacinal.

O foco da campanha de imunização ativa visa vacinar crianças contra a poliomielite e atualizar ou, em alguns casos, iniciar a caderneta vacinal de menores de idade até os 15 anos. Além disso, haverá um Dia D no próximo sábado, 3.

A aplicação da vacina, orienta o Ministério da Saúde, só pode ser adiada em situações em que a criança ou adolescente esteja com doenças febris graves para que os sintomas/sinais ou eventuais complicações não sejam atribuídas à vacinação.

Vacinação

A vacinação contra a poliomielite tem como público-alvo crianças de 1 a 4 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e a multivacinação tem faixa etária ampliada e mira também em adolescentes menores de 15 anos, com esquema vacinal incompleto ou não vacinado. Estão disponíveis as vacinas BCG, hepatite B, pentavalente (DTP/Hib/HB), Vip/Vop, rotavírus, pneumocócica 10 valente (conjugada), menigocócica C (conjugada), febre amarela.

Previous
Next