Temporada de observação das baleias-franca está aberta

Setembro costuma ser o mês onde ocorrem mais registros de baleias. Neste ano, o primeiro registro foi na praia da Ribanceira, em Imbituba. Até agora, pelo menos 27 gigantes já foram avistadas entre Palhoça e Laguna, segundo o Instituto Australis. 
Foto ilustrativa: Carolina Bezemat/SC Par Porto de Imbituba/Divulgação

Está aberta a temporada das baleias-franca no Sul catarinense. De julho até novembro, é possível observar os mamíferos através de 15 pontos que monitoram a passagem dos animais pelo litoral. Em 2022, o setor turístico prevê crescimento com a aproximação das baleias da costa.

“Hoje em dia os hábitos de consumo mudaram, a única certeza que a gente tem, é a incerteza. O perfil do cliente, é um perfil que preza porque questões que antes não eram notadas. Levando isso em consideração, a gente percebe a importância de estar bem posicionado no mercado e discutiu isso na abertura”, destaca Daniela Corrêa, analista do Sebrae. “É um período relevante para a região e o nosso papel é fazer a divulgação desses destinos turísticos do Brasil, no exterior, seja através de parcerias e participações em feiras, por exemplo. Estamos atentos para realizar todo o tipo de ativação de produto que seja possível. Com a Rota da Baleia Franca não é diferente”, pontuou o coordenador da Embratur, Guilherme Colombo.

Nessa janela temporal, setembro costuma ser o mês onde ocorrem mais registros de baleias. Neste ano, o primeiro registro foi na praia da Ribanceira, em Imbituba. Até agora, pelo menos 27 gigantes já foram avistadas entre Palhoça e Laguna, segundo o Instituto Australis.

A trilha marítima das gigantes inspirou a criação da Rota da Baleia Franca. “Atualmente já é um produto. Organizamos todo o trade turístico nos três municípios, mas agora atendemos apenas Imbituba. Estamos discutindo projetos de envolvimento para continuar com novos roteiros que também promova outros nichos, como comércio e artesanatos, por exemplo”, avalia Juliana Ghizzon, do Sebrae.