Professora Maria Estelita Barreto morre aos 97 anos

Maria Estelita dedicou mais de três décadas de sua vida à educação e às ações pastorais da Igreja Católica.
Divulgação

Morreu no sábado, 9, a professora Maria Estelita Barreto, que dedicou mais de três décadas de sua vida à educação e às ações pastorais da Igreja Católica. Ela tinha 97 anos.

Conforme dados biográficos divulgados pelo Jornal de Laguna, a educadora era natural de Imaruí, onde nasceu em 1924, filha de Águeda Capanema e Júlio Heleodoro Barreto Júnior. Concluiu o curso normal no Colégio São José, em Tubarão, aos 22 anos, e, iniciou a vida de educadora no então Grupo Escolar Jerônimo Coelho, em Laguna.

Ainda passou pelas escolas Visconde de Taunay e Carlos Gomes, e outros colégios na região de Lauro Muller e Orleans, Araranguá e Tubarão. Na cidade natal, foi diretora do curso Professora Sérgia Lima entre 1957 e 1962 e atuou como inspetora escolar em Tubarão. Ainda foi coordenadora local de Educação em Laguna, entre 1962 e 1978, quando foi nomeada para o cargo de chefe da Divisão de Apoio Administrativo.

Maria Estelita Barreto se aposentou das salas de aula em 1981, depois de uma trajetória de 34 anos ligados à educação, momento em que passou a se dedicar às atividades pastorais da igreja. Há 12 anos, em 2010, foi agraciada com o título de Cidadã Lagunense por parte do Legislativo. O velório teve início ontem e prossegue neste domingo, 10, a partir das 8h, na Capela Mortuária Cristo Rei, próximo à escola a Almirante Lamego. O sepultamento será às 15h, no Cemitério da Irmandade de Santo Antônio dos Anjos, no Centro.

Notícias relacionadas