Frio e chuva retornam na sexta-feira

O tempo muda com a passagem de uma frente fria entre a noite de quinta e a sexta-feira, trazendo chuva mal distribuída e totais pouco elevados, e na sequencia o declínio de temperatura com o avanço de uma massa de ar frio para o Sul do Brasil.
Foto: Luis Claudio Abreu/Agora Laguna

O tempo muda com a passagem de uma frente fria entre a noite de quinta e a sexta-feira, trazendo chuva mal distribuída e totais pouco elevados, e na sequencia o declínio de temperatura com o avanço de uma massa de ar frio para o Sul do Brasil. No próximo fim de semana a previsão é de temperatura baixa ao amanhecer e nas noites, com mínima próxima de 0°C e negativa, com condição de geada nas áreas altas do Meio-Oeste ao Planalto, e mínimas de 8 a 10°C no Litoral. Durante o dia, temperatura agradável em boa parte do Estado, com máximas de 18 a 22°C.

Nesta quarta-feira, 27, o dia começa com chance de geada em pontos isolados da Serra, mas que se dissipam logo pela manhã. No decorrer do dia, persiste o predomínio do tempo estável, com sol a poucas nuvens em SC. À tarde, as temperaturas máximas chegam aos 28°C no Extremo Oeste, Litoral Sul, 23°C no Planalto Sul e variam de 22°C a 26°C nas demais regiões.

A quinta, 28, será marcada pela presença de sol com poucas nuvens no estado. Mas, a partir do meio da tarde a nebulosidade aumenta com previsão de pancadas de chuva acompanhada de raios, eventual queda de granizo, rajadas de ventos do Extremo Oeste ao Litoral Sul por conta da aproximação de uma frente fria.

Sexta-feira, 29, marcada pela rápida passagem de uma frente fria por Santa Catarina, que ocasiona pancadas de chuva acompanhada de raios, eventual queda de granizo, rajadas de ventos entre a madrugada e início da tarde. A partir da tarde, com a entrada de uma massa de ar frio, as condições do tempo melhoram no estado.

No sábado, 30, e domingo, 31, predomina a atuação de uma massa de ar frio sobre Santa Catarina, o que deixa o final de semana com predomínio de sol a poucas nuvens, temperaturas baixas, principalmente, na madrugada. As mínimas podem ser negativas na Serra, Meio Oeste, variar de 1°C a 6°C no Grande Oeste, Planalto Norte, Alto Vale e não passar dos 14°C nas demais áreas. As máximas não passam dos 18°C na Serra e dos 22°C no restante do estado.

Em Laguna

QUARTA: mínima 14°C e máxima 28ºC –Ensolarado;
QUINTA: mínima 16ºC e máxima 28ºC – Sol com chuva à noite;
SEXTA: mínima 12ºC e máxima 18ºC –Chuva, melhorando no decorrer do dia;
SÁBADO: mínima 10ºC e máxima 18ºC – Encoberto, melhorando no decorrer do dia.

Veja os detalhes

Quarta-feira (27/07):
Tempo: predomínio de sol em SC, com mais nuvens e nevoeiros especialmente na Grande Florianópolis e norte do Estado.
Temperatura: segue elevada para a época do ano.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Sistema: massa de ar mais quente predominando no Sul do Brasil.

Quinta-feira (28/07):
Tempo: sol com aumento de SC, no decorrer do dia. À noite condição de chuva devido ao deslocamento de uma frente fria no Sul do Brasil.
Temperatura: elevada, diminuindo no fim do dia.
Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (29/07):
Tempo: chuva em SC, melhorando no decorrer do dia a partir do Oeste ao Litoral Sul, devido ao avanço de uma massa de ar frio e seco (alta pressão).
Temperatura: declina em todas as regiões.
Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas mais intensas no Litoral (60 a 80km/h).

Sábado (30/07):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC.
Temperatura: baixa, com condição de formação de geada isolada nas áreas altas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil