Golpe usa suposta regularização de CPF para enganar pessoas

Contribuintes recebem mensagens por SMS, WhatsApp ou e-mails informando sobre uma situação irregular a ser resolvida. Textos trazem trazem maliciosos links que induzem a pessoa a pagar uma taxa falsa com objetivo de "concluir" o processo de regularização.
Divulgação

Golpes baseados em supostas regularizações do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) têm feito vítimas no Brasil e motivaram um alerta por parte da Receita Federal (RF).

Os contribuintes recebem mensagens por SMS, WhatsApp ou e-mails informando sobre uma situação irregular a ser resolvida. Os textos trazem trazem maliciosos links que induzem a pessoa a pagar uma taxa falsa com objetivo de “concluir” o processo de regularização.

Para enganar, os criminosos usam mensagens com identificação de “Receita” e utilizando o termo IRPF (sigla oficial do Imposto de Renda), bem como cores da entidade e da bandeira nacional. São detalhes como esses que acabam induzindo as pessoas a caírem no golpe.

De acordo com a RF, existem situações de pessoas que pagaram e foram à Receita, onde descobriram que não havia qualquer pendência. Em outros casos, havia pendências, como ausência de declaração e multas por atraso, de modo que o valor pago, no caso, R$ 275,00, de nada serviu.

Segundo o órgão federal, a regularização é gratuita e feita pelo site oficial da Receita Federal. A RF também ressalta que alertas enviados pela instituição não trazem qualquer link de acesso. “Ao entrar, o contribuinte deve selecionar a opção ‘Meu CPF’, em que encontrará orientações sobre como corrigir sua situação cadastral de acordo com a irregularidade no sistema”, diz a Receita.