Final de semana gelado em Laguna

Ao longo da sexta-feira, 10, as instabilidades associadas ao ciclone no oceano que atuam sobre Santa Catarina vão gradativamente dando espaço a uma intensa massa de ar frio e seco,  que promove a estabilização da atmosfera e a queda das temperaturas, especialmente a partir da noite.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Nesta quarta-feira, 8, a circulação de um sistema de alta pressão atmosférica posicionado no oceano promove o aporte de umidade para o continente, o que deixa o tempo nublado e com chance de chuvas fracas e isoladas dos planaltos ao litoral. Do Extremo ao Meio-Oeste, o sol aparece entre poucas nuvens.

A partir do final da manhã de quinta-feira, 9, instabilidades atmosféricas associadas a formação de um ciclone no oceano, na altura do sul da Argentina, favorecem a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas nas regiões de divisa com o Paraná e Vale do Itajaí.

Ao longo da sexta-feira, 10, as instabilidades associadas ao ciclone no oceano que atuam sobre Santa Catarina vão gradativamente dando espaço a uma intensa massa de ar frio e seco,  que promove a estabilização da atmosfera e a queda das temperaturas, especialmente a partir da noite. O dia amanhece com muitas nuvens no estado, que vão se dissipando conforme a massa de ar seco avança a partir das áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.

No sábado, 11, e no domingo, 12, a massa de ar frio e seco deixa o tempo firme e provoca uma queda abrupta das temperaturas no estado, o que favorece a formação de geadas amplas no amanhecer. Durante o período diurno, o predomínio é de céu claro em toda Santa Catarina.

Vento forte e mar muito agitado a grosso no litoral de SC

A Epagri/Ciram emitiu alerta nesta quarta, 8, para a chance de vento forte e persistente de sudoeste e sul, com rajadas de 60 a 80 km/h. Esses valores podem ser superados momentaneamente sobretudo na sexta-feira e sábado, em áreas de Florianópolis para o sul e afastadas da costa. Mar muito agitado a grosso com ondas de sul e picos altos de 2,5 a 3.5 m. Condição desfavorável as atividades de pesca e navegação de pequenas e médias embarcações em todo o litoral de Santa Catarina, especialmente de Passo de Torres a Florianópolis.

Em Laguna

QUARTA: mínima 13ºC e máxima 18ºC – Sol com chuva no início do dia;
QUINTA: mínima 13°C e máxima 21ºC –
Sol com aumento de nuvens;
SEXTA: mínima 11ºC e máxima 18ºC – Chuva, melhorando no decorrer do dia;
SÁBADO: mínima 2ºC e máxima 12ºC – Ensolarado.

Veja os detalhes

Quarta-feira (08/06):
Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol em SC. No Litoral e norte do Estado, mais nuvens e condição de chuva fraca, associada a circulação marítima.
Temperatura: amena.
Vento: sul a sudeste na Grande Florianópolis e Litoral Norte, e sudeste a nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão no litoral Sul do Brasil.

Quinta-feira (09/06):
Tempo: predomínio de nuvens em SC, com chuva na Grande Florianópolis e norte do Estado, e a partir da tarde nas demais regiões.
Temperatura: amena.
Vento: sul a sudeste na Grande Florianópolis e Litoral Norte, e sudeste a nordeste nas demais regiões, fraco a moderado.
Sistema: circulação marítima e cavado (área de baixa pressão) influenciando SC.

Sexta-feira (10/06):
Tempo: na madrugada e início da manhã mais nuvens e chuva isolada em SC, devido ao deslocamento de uma frente fria. No decorrer do dia, sol entre nuvens.
Temperatura: em declínio acentuado a partir da tarde com o avanço de uma intensa massa de ar frio e seco de origem polar.
Vento: noroeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas de 50 a 80km/h no Planalto Sul e Litoral.

Sábado e Domingo (11 e 12/06):
Tempo: sol com poucas nuvens e muito frio em SC, devido ao ar polar.
Temperatura: baixa, com mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do Estado (acima de 700/800m) com condição de geada ampla. No Planalto Sul, mínima de – 4 a -7°C.

Com informações da Epagri/Ciram