Previous
Next

Receita abre consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda de 2022

Receita Federal fará a destinação inicial aos contribuintes que com prioridade legal, como idosos acima de 80 anos; entre 60 e 79 anos; contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e cuja maior fonte de renda seja o magistério. Além disso, o lote contempla restituições residuais de exercícios anteriores.
Divulgação

Mais de 156,2 mil catarinenses já podem conferir o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Física (IRPF) de 2022. A consulta foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira, 24, e os pagamentos serão creditados dia 31. Um total estimado de R$ 258,06 milhões devem ser restituídos no estado.

A Receita Federal fará a destinação inicial aos contribuintes que com prioridade legal, como idosos acima de 80 anos; entre 60 e 79 anos; contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e cuja maior fonte de renda seja o magistério. Além disso, o lote contempla restituições residuais de exercícios anteriores.

O pagamento é feito diretamente na conta informada na declaração. Se o crédito não for feito por algum motivo, os valores podem ser resgatados em até um ano no Banco do Brasil e se o contribuinte não fizer o resgate, deverá fazer uma nova solicitação, via central de atendimento.

A restituição será paga em cinco lotes, entre maio e setembro. Os próximos serão pagos nos dias: 30 de junho (2º lote), 29 de julho (3º lote), 31 de agosto (4º lote) e 30 de setembro (5º lote).

Como conferir

Para saber se foi contemplado, o contribuinte tem que acessar o site da Receita, ir em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página traz orientações e canais de prestação do serviço, permitindo consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte também já pode retificar o documento.

A Receita Federal também tem aplicativo disponível para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases do órgão informações sobre liberação das restituições do IR e a situação cadastral de uma inscrição no CPF. A partir deste ano, a declaração permite indicar a chave Pix do tipo CPF para receber a restituição. O CPF deve ser do titular da declaração. Outra opção é indicar diretamente a conta bancária, mas a lista é limitada às instituições que fazem parte da rede arrecadadora de receitas federais.

Previous
Next