Rajadas de vento seguem ao longo do dia

No decorrer da quinta, 19, a tempestade subtropical Yakecan se afasta do litoral catarinense, mas ainda ocasiona chuva isolada, ventos moderados e rajadas moderada a forte.
Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Segue a previsão de vento moderado a forte com rajadas de 50 e 80 km/h, próximo de 100km/h no Planalto Sul e Litoral Sul, diminuindo a partir da noite, segundo alerta da Epagri/Ciram. O vento associado a temperatura baixa deixa a sensação de frio maior ao longo desta quarta-feira, 18.

No decorrer da quinta, 19, a tempestade subtropical Yakecan se afasta do litoral catarinense, mas ainda ocasiona chuva isolada, ventos moderados e rajadas moderada a forte intensidade. No decorrer do dia predomina a atuação da massa de ar frio polar em Santa Catarina. Há chance de chuva em localidades do Planalto e Litoral Sul, Grande Florianópolis no começo do dia, ventos moderados (com direção sudoeste/sul, intensidade média de 20 a 45 km/h), rajadas moderadas a fortes na Serra, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Baixo/Médio Vale do Itajaí, Litoral Norte. No decorrer do dia os ventos perdem força. Em pontos da Serra, na madrugada, ainda há uma chance de chuva congelada e neve.

Na sexta-feira, 20, atuação de uma massa de ar frio, de origem polar, deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em Santa Catarina. Amanhecer com sensação de frio em boa parte do estado, com mínimas de -3°C a 3°C na Serra, Meio Oeste, de 1°C a 5°C no Oeste, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Serrana, 6°C a 13°C nas demais áreas. À tarde, as temperaturas sobem, e as máximas chegam aos 14°C no Planalto Sul, 20°C no Litoral Norte, Baixo/Médio Vale e variam de 16°C a 19°C em boa parte do estado.

Sábado, 21, e domingo, 22, serão dias de sol a poucas nuvens em Santa Catarina por conta da atuação e deslocamento da massa de ar frio em direção ao oceano. As temperaturas, no amanhecer, ainda ficam baixas, principalmente no sábado, variando de 1°C a 4°C na porção central (com chance de registros negativos em algumas localidades).

Em Laguna

QUARTA: mínima 6ºC e máxima 15ºC – Encoberto com chuva;
QUINTA: mínima 7°C e máxima 16ºC –
Sol com chuva no início do dia;
SEXTA: mínima 7ºC e máxima 17ºC –
Ensolarado;
SÁBADO: mínima 8ºC e máxima 18ºC – Ensolarado.

Veja os detalhes

Quarta-feira (18/05):
Tempo: nebulosidade variável com aberturas de sol e condição de chuva fraca em SC. Condição de chuva congelada e/ou neve especialmente nas áreas altas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte.
Temperatura: baixa em todo o Estado.
Vento: sudoeste a sul, mais intenso do Planalto ao Litoral, com rajadas persistentes de 50 a 80 km/h, podendo chegar a 100 km/h especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul.
Sistema: intensa massa de ar frio no Sul do Brasil. Ciclone (tempestade subtropical Yakecan) avança no litoral de SC.

Quinta-feira (19/05):
Tempo: sol em SC, com mais nuvens, chuviscos e nevoeiros na madrugada e início do dia, com chance chuva congelada e/ou neve nas áreas altas do Planalto Sul.
Temperatura: baixa em todo o Estado, com chance de geada nas áreas altas do Extremo-Oeste e Oeste.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sexta-feira e Sábado (20 e 21/05):
Tempo: ensolarado e frio em SC.
Temperatura: baixa em todo o Estado, com geada nas altas.
Vento: sudoeste a sudeste, variando para nordeste no sábado, fraco a moderado.

Com informações da Epagri/Ciram