No Paraná, equipe de golbol de Laguna defenderá título de campeã

Competição dá vaga no campeonato nacional da modalidade previsto para setembro, em São Paulo. As disputas vão acontecer no início de junho em Londrina, no Norte do Paraná.
Parte da equipe feminina da Adevlasc - Divulgação

Laguna estará representada na etapa regional Sul do campeonato nacional de golbol (goalball, em inglês), que é a versão adaptada do futebol para deficientes visuais. Os times masculino e feminino da Associação de Deficientes Visuais de Laguna Santa Catarina (Adevlasc) intensificaram seus treinos, no ginásio de Cabeçuda, para fazer bonito e trazer o título novamente para a cidade juliana.

A competição dá vaga no campeonato nacional da modalidade previsto para setembro, em São Paulo. As disputas vão acontecer entre 1º e 5 de junho em Londrina, no Norte do Paraná. Da etapa regional, participam atletas dos três estados do sul do país. Para assegurar a viagem, a entidade contou com apoio da prefeitura e também de contribuições espontâneas e venda de rifas que ajudaram no custeio das despesas.

“Estamos em busca de defender o título e conseguir a vaga no Brasileiro da Série A, que será em setembro. A gente precisa desse apoio, então torça pelas nossas meninas e pelo time masculino. Com certeza, no dia 5, estaremos desfilando com o troféu pela cidade. A Adevlasc é de Laguna”, comenta o presidente da entidade e treinador das equipes, Juvande Roque.

O golbol surgiu no final da década de 1940 como tratamento para os soldados da 2ª Guerra Mundial (1939-145) que perderam suas visões nas batalhas do conflito. Desde as Paralímpiadas de 1980, o esporte está presente e atualmente o Brasil possui medalha de ouro na modalidade.

É disputado em quadras de 9 metros de largura por 18 metros de comprimento. O jogo é composto por dois tempos de doze minutos cada. As equipes têm três jogadores titulares e três reservas. Todos exercem as funções de ataque e defesa simultaneamente. A bola usada no jogo possui um guizo no interior que emite sons. Os atletas usam vendas nos olhos para não beneficiar quem tenha percepções luminosas. Por esse motivo, o público não pode fazer barulho durante os jogos.

Contribuição

“Toda forma de ajuda é bem-vinda”, destaca o presidente da Adevlasc. Para contribuir com a associação e garantir sua manutenção e participação em campeonatos, é possível contribuir pela chave PIX adevlasc.laguna@gmail.com (e-mail) ou entrando em contato pelo telefone (48) 9 9116-1214.