Previous
Next

Estado de calamidade pública em SC é encerrado após dois anos

Agora, as normas que eram regras obrigatórias, passam a ser apenas orientações, como o uso de máscaras. A decisão estadual tem base no avanço da imunização e a redução no índice de casos de coronavírus ativos. "Precisamos acelerar o processo de imunização em todos os níveis", frisou o governador Carlos Moisés (Republicanos), na coletiva desta manhã.
Foto: André Luiz/Agora Laguna

Santa Catarina não vai renovar, após dois anos, o decreto de estado de calamidade pública provocado pela pandemia do novo coronavírus. O primeiro decreto saiu em março de 2020 e foi atualizado ao longo desse período. A medida foi anunciada na manhã desta quinta-feira, 31.

Com o fim do decreto, isso significa uma retomada aos hábitos anteriores à pandemia e marca a extinção do Centro de Operações em Emergências em Saúde (Coes), órgão que dava suporte técnico às decisões tomadas pelos gestores públicos no enfrentamento à Covid.

Agora, as normas que eram regras obrigatórias, passam a ser apenas orientações, como o uso de máscaras. A decisão estadual tem base no avanço da imunização e a redução no índice de casos de coronavírus ativos. “Precisamos acelerar o processo de imunização em todos os níveis”, frisou o governador Carlos Moisés (Republicanos), na coletiva desta manhã.