Afinal, até quando vai esse calorão?

O pior é que o calor não dá trégua nem mesmo no período noturno, com mínimas de 22 a 27°C na maior parte das regiões. Apesar do calor, a previsão é de pouca chuva.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Pra quem gosta do sol e do calorão, e pode curtir praias, cachoeiras e piscinas, a noticia é boa: a onda de calor que atua em Santa Catarina ainda deve manter a temperatura alta pelo menos até a metade da próxima semana, dia 26, com máximas de 33 a 40°C em boa parte do Estado. O pior é que o calor não dá trégua nem mesmo no período noturno, com mínimas de 22 a 27°C na maior parte das regiões. Apesar do calor, a previsão é de pouca chuva.

Agora, pra quem não aguenta mais e não vê a hora de amenizar um pouco a temperatura, a previsão é que isso aconteça a partir da quinta-feira, 27, com a passagem de uma frente fria no Sul do Brasil, que deve quebrar o bloqueio atmosférico que vem mantendo a massa de ar quente em SC.

Nesta quinta-feira, 20, a instabilidade se estende também para o Oeste do estado, com a formação de um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai, o que associado ao forte calor e a disponibilidade de umidade favorece a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas. De forma também isolada a chuva vem acompanhada por temporais com descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

Na sexta-feira, 21, a massa de ar quente permanece mantendo a presença de sol e as temperaturas elevadas em todas as regiões do estado.  Entre o final da tarde e o início da noite, há chance de pancadas muito isoladas de chuva com trovoadas para todas as regiões. As temperaturas continuam altas, com máximas de 36°C a 41°C no Extremo Oeste e Oeste, 34°C a 38°C no Litoral Sul e entre 30°C e 35°C nas demais regiões do estado.

Sábado, 22, com sol e calor em SC. Entre o final da tarde e a noite, o calor favorece a chance de pancadas muito isoladas de chuva com trovoadas, em especial no Planalto e Litoral Sul, nas áreas de divisa com o RS. As temperaturas permanecem altas, com máximas que pontualmente podem superar os 40°C no oeste e Litoral Sul e que variam de 32°C a 38°C nas demais regiões do estado.

No domingo, 23, e na segunda-feira, 24, a instabilidade volta a ganhar força, retornando a maior condição para temporais em todas as regiões de SC, sobretudo do centro ao leste do estado. O calor fica ainda mais intenso, com máximas superando os 40°C no Oeste e Litoral Sul e variando de 32°C a 38°C nas demais regiões do estado.  O risco associado a onda de calor se mantém alto a muito alto em todas as regiões do estado.

Em Laguna

QUINTA: mínima 22ºC e máxima 38ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
SEXTA: mínima 23°C e máxima 36ºC –
Sol com aumento de nuvens;
SÁBADO: mínima 20ºC e máxima 34ºC –
Sol com aumento de nuvens;
DOMINGO: mínima 21ºC e máxima 36ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Veja os detalhes

Quinta-feira (20/01):
Tempo: sol e calorão em SC. Na tarde e início da noite pancadas de chuva de verão com trovoadas (isoladas e passageiras), diminuindo o risco de temporal.
Temperatura: alta, onda de calor segue predominando no estado.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar quente em SC, com convecção isolada à tarde.

Sexta-feira e Sábado (21 e 22/01):
Tempo: sol e forte calor em SC. À tarde, aumento de nuvens no sul do estado, com pancadas de chuva de verão com trovoadas especialmente no Planalto Sul.
Temperatura: alta, onda de calor segue predominando no estado.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
Sistema: massa de ar quente em SC, com convecção bem isolada à tarde.

Domingo (23/01):
Tempo: sol com algumas nuvens e forte calor em SC. Na tarde e início da noite, condição de pancadas de chuva de verão e trovoadas.
Temperatura: alta, onda de calor segue predominando no estado.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Segunda-feira (24/01):
Tempo: sol com forte calor em SC e pancadas de chuva de verão com trovoadas na tarde e noite. Risco de temporais localizados do oeste ao sul do estado.
Temperatura: alta, onda de calor segue predominando no estado.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.