A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos de idade, mas a imunização não vai começar imediatamente. Os municípios, como Laguna, aguardam as informações técnicas sobre como realizar a vacinação neste novo público-alvo e esperam pelo envio de doses.
A aprovação da Anvisa foi dada em reunião técnica na manhã de quinta-feira, 16. “Estamos aguardando mais informações, deliberação e posicionamento do Estado. Assim que o município recebê-las, vai passar à população”, resume a secretária Gabrielle Siqueira.
Conforme deliberação da autarquia nacional, a vacina aplicada nas crianças de 5 a 11 será diferente da aplicada em pessoas maiores de 12 anos. O imunizante terá frasco com tampa amarela para diferenciá-lo do padrão roxo. Isso porque cada dose aplicada nos menores terá 10 miligramas, quando o aplicado em adultos tem 30 miligramas da fórmula vacinal. Até o momento, este imunizante não está disponível no Brasil.
A aprovação da Anvisa ocorre junto com uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que alertou para a necessidade de proteger crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos, que são os mais afetados pela nova onda de contaminação do novo coronavírus na Europa.