‘Apitaço’ chama atenção para combate à violência contra mulher

"Essa é uma data significativa por trazer à discussão toda e qualquer violência em face da mulher, seja criança, adolescente, maior de 18, idosas, transexuais. Essa é a grande toada do dia, que tem um contexto histórico interessante", comenta a delegada Vivian Garcia Selig, titular da unidade especializada.
Foto: Paulo Carvalho/Agência Brasília

Na data em que se lembra o Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher, a praça Paulo Carneiro, no Centro Histórico de Laguna, será palco de um apitaço, uma forma de protesto para chamar atenção para a importância da data.

A ação tem a organização da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) e apoio da prefeitura municipal. “Essa é uma data significativa por trazer à discussão toda e qualquer violência em face da mulher, seja criança, adolescente, maior de 18, idosas, transexuais. Essa é a grande toada do dia, que tem um contexto histórico interessante”, comenta a delegada Vivian Garcia Selig, titular da unidade especializada.

A data nasceu em lembrança das irmãs Mirabal. Patria, Minerva e María Teresa foram mortas em 25 de novembro de 1960, por serem opositoras do ditador Rafael Trujillo, da República Dominicana. O caso chocou o país e acelerou a dissolução do governo ditatorial de Trujillo.

O protesto em Laguna vai acontecer em dois horários, às 10h e às 16h e a orientação principal é que quem participe esteja de máscara e vista preto. A participação da Dpcami condiz com um norte traçado por Vivian Garcia ao assumir a missão de conduzir a unidade especializada. Desde maio, projetos têm sido implantados para reforçar a presença da delegacia não só como um canal de denúncias, mas como um espaço para prestar apoio à mulher vítima de violência. A Sala Lilás e o Mapa da Violência são exemplos de iniciativas do órgão.