Sol e temperatura baixa no início da semana

Entre o litoral catarinense, especialmente de Passo de Torres a Florianópolis, previsão de vento sul, persistente e forte, com rajadas de 50 a 70 km/h, mais afastado da costa. Mar agitado com picos de onda de 2,0 a 2,5 m, mais altos de Lagunas a Florianópolis. Condição desfavorável para navegação de pequenas e médias embarcações.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

A frente fria se afasta do estado, mas ainda ocasiona chuva isolada no estado neste domingo, 24. No decorrer do dia, a aproximação de um sistema de alta pressão faz com que as condições do tempo melhorem. À tarde, as temperaturas variam de 20°C a 25°C no Planalto e Litoral Norte, Vale do Itajaí, chegam aos 22°C no Litoral Sul.

Entre o litoral catarinense, especialmente de Passo de Torres a Florianópolis, previsão de vento sul, persistente e forte, com rajadas de 50 a 70 km/h, mais afastado da costa. Mar agitado com picos de onda de 2,0 a 2,5 m, mais altos de Lagunas a Florianópolis. Condição desfavorável para navegação de pequenas e médias embarcações.

Na segunda-feira, 25, a atuação de um sistema de alta pressão entre a região Sul do país e o oceano Atlântico deixa o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em grande parte de Santa Catarina. No litoral, a nebulosidade tende a aumentar no decorrer do dia. O amanhecer será com temperaturas baixas e sensação de frio em boa parte do estado.

Na terça-feira, 26, o sistema de alta pressão sobre o oceano seguirá deixando o dia com predomínio de sol a poucas nuvens em grande parte de SC. No litoral, por conta dos ventos úmidos, a nebulosidade tende a aumentar no decorrer do dia. Amanhecer com temperaturas perto dos 7°C no Planalto Sul, variam de 15°C a 18°C na faixa litorânea e de 10°C a 15°C na maior parte do estado.

A quarta-feira, 27, será de sol com poucas nuvens em grande parte de Santa Catarina. Mas, a partir do início da noite, áreas de instabilidade ocasionam chuva isolada nas cidades mais próximas à divisa com o Paraná. Na quinta-feira, 28, ventos úmidos vindos do oceano em direção ao continente aliados às áreas de instabilidade do dia anterior ocasionam pancadas de chuvas isoladas na metade leste catarinense.

Em Laguna

DOMINGO: mínima 13ºC e máxima 20ºC – Sol com muitas nuvens;
SEGUNDA: mínima 10°C e máxima 25ºC –
Ensolarado;
TERÇA: mínima 14ºC e máxima 27ºC –
Sol com algumas nuvens;
QUARTA:
mínima 14ºC e máxima 28ºC –
Sol com algumas nuvens.

Veja os detalhes:

Domingo (24/10):
Tempo: No decorrer do dia, o tempo melhora a partir do Oeste no Estado, presença de céu com muitas nuvens passando para algumas nuvens, devido ao avanço de uma massa de ar mais seco e frio.
Temperatura: em ligeiro declínio.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas, mais intensas no Litoral.
Sistema: afastamento da frente fria e avanço de uma massa de ar frio e seca.

Segunda-feira (25/10):
Tempo: na madrugada e início da manhã com mais nuvens na região norte aos planaltos. No decorre do dia, céu com algumas a poucas nuvens em todo o Estado.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer, com chance de geada isolada Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: sudoeste passando para nordeste, fraco a moderado.
Sistema: uma massa de ar frio e seca.

Terça-feira (26/10):
Tempo: na madrugada e ao amanhecer com nevoeiro isolado, especialmente na região norte e planaltos. No decorrer do dia presença de sol em todas as regiões de SC.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas.

Quarta-feira (27/10):
Tempo: sol em quase todas as regiões de SC. No vale do Itajaí e Grande Florianópolis, chuvisco isolado no início do dia. No Litoral Norte de SC, chuva isolada no início e final do dia.
Temperatura: em ligeira elevação.
Vento: nordeste a leste, fraco a moderado com rajadas.

Quinta-feira (28/10):
Tempo: presença de muitas nuvens em todas as regiões de SC. Na região norte ao Meio-Oeste com chuva melhorando no final do dia. Na Grande Florianópolis, chuvisco isolado no início do dia.
Temperatura: em ligeira elevação.
Vento: nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.