Rajadas de vento continuam até quarta; primavera começa com temperatura mais baixa

O deslocamento do ciclone extratropical em direção ao alto mar, favorece a intensificação dos ventos na faixa litorânea catarinense e áreas próximas entre esta terça, 21 e quarta, 22. Os ventos sopram de quadrante Sul de forma persistente, com rajadas entre 60 e 90 Km/h. Além do vento, permanece ainda a condição de mar muito agitado, com ondas de 3 metros e picos de 3,5 metros, na costa do Litoral Sul e da Grande Florianópolis.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 3,404 visualizações,  4 views today

Uma frente fria avança por Santa Catarina, associada a um ciclone com centro no Litoral do Uruguai, mantendo o tempo instável e com chuva a qualquer momento do dia, sendo mais intensa e com risco para temporais nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e a partir do final da manhã nas demais regiões.

Além disso, o deslocamento do ciclone extratropical em direção ao alto mar, favorece a intensificação dos ventos na faixa litorânea catarinense e áreas próximas entre esta terça, 21 e quarta, 22. Os ventos sopram de quadrante Sul de forma persistente, com rajadas entre 60 e 90 Km/h.

Além do vento, permanece ainda a condição de mar muito agitado, com ondas de 3 metros e picos de 3,5 metros, na costa do Litoral Sul e da Grande Florianópolis, segundo alerta da Defesa Civil.

Já na quarta, 22, uma massa de ar seco chega ao Sul do Brasil e estabiliza o tempo na maior parte de Santa Catarina. Apenas o Litoral e áreas próximas permanecem com mais nuvens e condições para chuva fraca e ocasional, devido aos ventos que sopram do mar para o continente (circulação marítima). No amanhecer volta a fazer frio, com mínimas em torno dos 3°C na Serra, variando entre 12 e 15°C no Litoral e entre 7 e 12°C nas demais regiões. À tarde as temperaturas máximas chegam aos 28°C no Oeste, variam entre 15 e 18°C no Planalto Sul e entre 18 e 21°C nas demais regiões.

Na quinta, 23, no Litoral e Vale do Itajaí o tempo permanece instável e com chuva ocasional devido a circulação marítima. Do Oeste ao Litoral Sul, áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão em formação no RS, favorecem a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas desde o início da manhã.

A semana termina ainda com condição para chuva no estado. Tanto na sexta-feira, 24, como no sábado, 25, a combinação de calor e umidade alta, além da influência de um cavado (área alongada de baixa pressão) favorecem a ocorrência de pancadas isoladas de chuva com trovoadas, principalmente entre a tarde e o início da noite. As temperaturas voltam a se elevar, com mínimas acima dos 10°C em todas as regiões. Nas tardes, as máximas variam entre 26 e 30°C no estado. O vento predomina de nordeste do Litoral aos Planaltos e varia de nordeste a sudeste no interior do estado, ambos com fraca intensidade.

Em Laguna

TERÇA: mínima 14ºC e máxima 24ºC – Chuva, melhorando no decorrer do dia;
QUARTA: mínima 13°C e máxima 20ºC –
Nebulosidade variável;
QUINTA: mínima 11ºC e máxima 20ºC –
Encoberto com chuva no decorrer do dia;
SEXTA:
mínima 15ºC e máxima 20ºC –
Nebulosidade variável com chuva à tarde.

Veja os detalhes:

Tempo: predomínio de nuvens com poucas aberturas de sol em SC e condição de pancadas isoladas de chuva com trovoadas. Risco de temporal localizado com granizo especialmente do oeste ao norte do Estado.
Temperatura: em declínio devido à cobertura de nuvens, chuva e vento.
Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas fortes (60 a 70km/h) no Planalto Sul e Litoral.
Sistema: frente fria em deslocamento em SC.

Quarta-feira (22/09):
Tempo: as nuvens diminuem e sol aparece na maioria das regiões de SC, no primeiro dia de primavera.
Temperatura: mais baixa.
Vento: sul a sudeste, com variação para nordeste no Oeste e Meio-Oeste, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar mais seco e frio (alta pressão) no Sul do Brasil.

Quinta-feira (23/09):
Tempo: nebulosidade variável em SC, com condição de chuva isolada especialmente no oeste e sul do Estado, devido a um cavado (área de baixa pressão). Risco de temporal localizado com granizo no Oeste.
Temperatura: mais baixa ao amanhecer em elevação durante o dia.
Vento: nordeste, com variação para sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (24/09):
Tempo: instável com nebulosidade variável e condição de chuva isolada em SC, devido a chegada de uma nova frente fria de fraca intensidade.
Temperatura: pouca variação devido a cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a sul, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (25/09):
Tempo: mais nuvens em SC na madrugada e manhã, com chuva no Litoral Norte. No decorrer dia o sol aparece na maioria das regiões.
Temperatura: em elevação.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.