Vídeo ‘motivacional’ de deputado gera críticas de motoristas de aplicativo

Em manifestação posterior, Felipe Estevão (PSL) afirmou que caso foi "mal entendido" e anunciou proposição de moção de aplausos para categoria.

Um vídeo divulgado pelo deputado estadual Felipe Estevão (PSL) gerou polêmica, nesta quarta-feira, 16. A gravação foi feita com o objetivo de motivar as pessoas “a não abrir mão de exercer seu papel” e acabou provocando críticas de motoristas de aplicativo e, inclusive, de taxistas.

No material de poucos minutos, Estevão relata uma suposta situação vivida por um pai que “ao exercer seu papel” paterno, disse que a filha não deveria ir para a faculdade com um roupa que seria provocante. Apesar de contrária, a menina teria trocado sua vestimenta e no retorno para casa, agradeceu ao pai, pois, o motorista do carro de aplicativo teria sido “tarado” e mudado a rota.

A gravação traz uma trilha sonora suave e foi produzida como vídeo motivacional. “Não abra mão de ser pai, de ser mulher, de ser líder. Exerça sempre o seu papel e não deixe que nada tire você de sua função”, disse o parlamentar, ao fim do material, depois de relatar a história da jovem universitária.

Compartilhada nas redes sociais e em canais como WhatsApp, o material rapidamente viralizou e provocou comentários negativos. Uma nota assinada por motoristas de aplicativo e de táxi expressa a indignação. “Tais declarações não coadunam com a verdade, mostrando apenas amplo desconhecimento a respeito da categoria, bem como, corroboram com a disseminação de preconceito sobre os motoristas, que trabalham de forma correta, digna e respeitando a todos, principalmente mulheres, independentemente da forma que estejam vestidas. Ao colocar o motorista do Uber numa suposta situação de abuso, o deputado contribui para o descrédito da categoria perante a sociedade”, lamentou a classe.

Portal Agora Laguna fez contato com o parlamentar para obter seu posicionamento. “[Foi] só um mal entendido. Já conversamos”, afirmou. Mais cedo, em um vídeo mais longo, gravado horas mais tarde após a repercussão, Estevão se manifestou para explicar o objetivo da gravação. Segundo ele, o material faz parte de uma série de conteúdos feitos “com mensagens de esperança, de estímulo” para “mentorar [sic] e ajudar a crescer”.

“Alguém maldoso disse: ‘Oh! Tá falando do motorista do Uber, do outro aplicativo…’. Enfim, eu uso Uber todo dia e, inclusive, estou colocando meu terno para ir para a assembleia e já chamei o motorista. O que seria de nós sem essa classe?”, disse. “Não tem nada haver. Tem pessoas do mal que distorcem [a situação]. Estamos juntos. Parabéns e um beijo no coração. Até vou fazer uma moção de aplauso aos nossos motoristas de Uber que salvam as nossas vidas. Tá bom? Deus abençoe”, declarou.

Leia a nota de repúdio na íntegra

Os trabalhadores de transporte por aplicativo (UBER,99, GARUPA…) de Laguna vêm manifestar o seu repúdio em decorrência das declarações do Deputado Estadual Felipe Estevão (PSL), sobre a hipotética conduta de motoristas de UBER em vídeo divulgado em 16/06/2021.

Tais declarações não coadunam com a verdade, mostrando apenas amplo desconhecimento a respeito da categoria, bem como, corroboram com a disseminação de preconceito sobre os motoristas, que trabalham de forma correta, digna e respeitando a todos, principalmente mulheres, independentemente da forma que estejam vestidas.

Ao colocar o motorista do UBER numa suposta situação de abuso, o Deputado contribui para o descrédito da categoria perante a sociedade.
Estamos atentos a expressões e atitudes desta natureza e não toleraremos em nenhuma hipótese tais práticas.

Laguna, 16 de junho de 2021.