Agora da Redação: Governo antecipará parte do 13º em SC

Direto da Redação, nossa equipe traz fatos locais, regionais e nacionais de uma forma rápida e resumida.
Ilustrativa

Em Santa Catarina, metade do décimo terceiro salário dos servidores ativos e inativos do Estado de Santa Catarina será pago no dia 16 de julho. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Moisés (PSL), na noite desta segunda-feira, 31, durante reunião com os secretários Paulo Eli (Fazenda) e Jorge Eduardo Tasca (Administração).

A antecipação permite que em torno de 163 mil servidores, entre ativos e inativos, sejam beneficiados diretamente. Cálculos do governo apontam que R$ 480 milhões devem circular na economia catarinense a partir do pagamento da parcela do décimo terceiro.

Reunião

Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar reuniram-se na quinta-feira (27) à tarde com representantes da concessionária CCR ViaCosteira, que passou a atuar no trecho sul da BR-101. A reunião serviu para tratar de possíveis parcerias na área de meio ambiente entre a entidade e a companhia. Desde que foi fundado, em 2007, o Comitê da Bacia tem um extenso trabalho na área ambiental, em especial na identificação, proteção e conservação de nascentes nos 22 municípios que formam a Bacia Hidrográfica (RH9).

Prova de vida

A prova de vida para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que moram no Brasil volta a ser obrigatória a partir desta terça-feira, 1º. A exigência estava suspensa desde maio de 2020 por causa da pandemia de covid-19 e não causava a suspensão do benefício. Com o retorno da obrigatoriedade, os aposentados e pensionistas que não realizarem a confirmação do cadastro terão o benefício suspenso.

Já tem data

Por meio de uma rede social, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. Ele informou que as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital.

Notas expressas

  • Lagunense Asis Soares vai usar paisagens da terra natal em um clipe de sua música. Mais detalhes devem ser anunciados em breve.
  • Prefeitura de Laguna informou esta semana que aderiu ao Programa Saúde na Escola (PSE).
  • Foi retomada a licitação para construção de uma ponte entre Tubarão e Capivari de Baixo.
  • Imbituba sancionou lei que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre os Direitos dos Animais Domésticos e Silvestres.