Governo de SC suspende temporariamente aplicação de vacinas contra a Covid em grávidas

Até o momento, não há nenhuma notificação relacionada a evento adverso em gestante que tenha recebido a vacina AstraZeneca em Santa Catarina.
Foto: Marcello Casal Jr./ABr

O Governo de Santa Catarina suspendeu temporariamente nesta terça-feira, 11, a vacinação contra a Covid-19 em grávidas. A medida foi tomada logo após a após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão imediata do imunizante da AstraZeneca nesse público.

A recomendação do órgão foi dada na noite desta segunda, 10. Em nota, a secretaria disse aguardar um pronunciamento oficial do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa.

De acorgo com nota enviada ao jornal Folha de S. Paulo, o Ministério da Saúde disse estar investigando a morte de uma grávida no Rio de Janeiro após vacinação com o imunizante da AstraZeneca. Um segundo caso teria ocorrido na Bahia, mas esse não estaria sendo investigado.

Até o momento, não há nenhuma notificação relacionada a evento adverso em gestante que tenha recebido a vacina AstraZeneca em Santa Catarina.

“Cabe ressaltar que a ocorrência de eventos adversos é extremamente rara e inferior ao risco apresentado pela covid-19. Neste momento, a pasta recomenda a manutenção da vacinação de gestantes, mas reavalia a imunização no grupo de gestantes sem comorbidades”, disse o ministério.