Tempo segue firme e temperaturas baixas à noite, em Laguna

Para quem gosta de frio a notícia é boa: a massa de ar frio e seco mantém os dias ensolarados e a temperatura baixa especialmente à noite e ao amanhecer até a próxima sexta-feira, 30.
Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

Para quem gosta de frio a notícia é boa: a massa de ar frio e seco mantém os dias ensolarados e a temperatura baixa especialmente à noite e ao amanhecer até a próxima sexta-feira, 30.  Essa massa perde força no fim de semana e a temperatura volta a se elevar, segundo a Epagri/Ciram. A condição atmosférica dos últimos dias de abril deve favorecer bons lanços de tainha no início da safra.

Nesta quarta-feira, 28, a massa de ar frio e seco associada a uma alta pressão que provocou diminuição das temperaturas permanece atuando sobre Santa Catarina, deixando o dia com predomínio de sol na metade Oeste e poucas nuvens na metade Leste. Assim, os próximos dias serão marcados pela grande amplitude térmica. O fluxo de umidade do oceano para o continente aumenta durante o dia e, entre o final da tarde e a noite, há chance de chuva fraca e isolada na faixa litorânea.

Na quinta, 29, a massa de ar frio começa a perder intensidade e se deslocar em direção ao oceano. Apesar disso, o tempo permanece seco e com predomínio de sol na porção oeste, Planaltos, Alto Vale. Na faixa litorânea, por conta da umidade vinda do oceano, o dia é de variação da nebulosidade e chance de chuva fraca e isolada.

O mês termina com tempo seco em todo o estado de Santa Catarina. Nesta sexta-feira, 30, o sistema de alta pressão que provocou diminuição das temperaturas nos últimos dias se afasta para o oceano. Contudo, o dia ainda é de predomínio de sol e poucas nuvens no estado. O deslocamento de umidade se intensifica na faixa litorânea, provocando o aumento de nebulosidade durante o dia e há chance de chuva isolada em alguns pontos entre a manhã e a tarde.

No final de semana volta a condição para pancadas de chuva, especialmente no domingo, 2. Instabilidades associadas a áreas de baixa pressão favorecem a ocorrência de pancadas de chuva isoladas entre a tarde e noite, sobretudo na região central de Santa Catarina.

Primeiro registro do ano de temperatura negativa em SC

A madrugada e o amanhecer desta terça-feira, 27, foram marcados por temperatura baixa em SC, devido a uma massa de ar frio e seco de origem polar, típica de outono. Foi o primeiro dia do ano com registro de temperatura negativa, –2°C em Urupema (Planalto Sul), com geada. No Oeste e Meio-Oeste, o amanhecer também foi gelado com  mínima de 3°C em Maravilha e 1°C em Ponte Alta do Norte, com ocorrência de geada isolada nas áreas altas dessas regiões. No Litoral, a temperatura mais baixa foi registrada no Litoral Sul, 10°C em Criciúma. Em Florianópolis, mínima de 13°C no norte da Ilha.

Em Laguna

Quarta: mínima 11ºC e máxima 25ºC – Ensolarado;
Quinta: mínima 13°C e máxima 25ºC –
Sol com algumas nuvens;
Sexta: mínima 12ºC e máxima 26ºC –
Sol com algumas nuvens;
Sábado:
mínima 12ºC e máxima 25ºC –Sol com algumas nuvens.

Veja os detalhes

Quarta-feira (28/04):
Tempo: estável com sol e poucas nuvens em SC.
Temperatura: em pequena elevação durante o dia, frio à noite.
Vento: sudoeste a sudeste, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar frio e seco em SC.

Quinta-feira (29/04):
Tempo: sol e algumas nuvens em SC, com nevoeiros ao amanhecer.
Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer, em todas as regiões, com temperatura negativa (- 5°C) e geada nas áreas altas do Planalto Sul e no Meio-Oeste. Durante o dia, temperatura em elevação.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.
Sistema: massa de ar frio e seco em SC.

Sexta-feira (30/04):
Tempo: sol entre nuvens em SC, com nevoeiros ao amanhecer. No Litoral Norte, região de Joinville, chuva fraca no início e fim do dia, devido a circulação marítima.
Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer, em todas as regiões, com temperatura negativa (- 3°C) geada nas áreas altas do Planalto Sul. Durante o dia, temperatura em elevação. A massa de ar frio perde força ao deslocar-se para o oceano no decorrer do dia.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.

Sábado (01/05):
Tempo: sol em SC, com mais nuvens na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. À noite chuva fraca na região de Joinville devido a circulação marítima.
Temperatura: baixa na madrugada e amanhecer, e em elevação durante o dia.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Domingo (02/05):
Tempo: sol entre nuvens em SC. À tarde chuva fraca e isolada no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.