Um ano depois de ter assumido a presidência da Juventude Democratas (JDEM) em Santa Catarina, o lagunense Romulo Camilo, 31 anos, se torna um dos vice-presidentes da JDEM nacional, representando o estado catarinense. A convenção que escolheu a nova diretoria do órgão juvenil foi realizada, virtualmente, neste sábado, 10. A ala tem como metas oportunizar a capacitação de novas lideranças e dar à juventude protagonismo político.
Camilo também preside o diretório municipal do partido em Laguna e foi um dos principais coordenadores da campanha do ex-vereador Peterson Crippa (DEM) à prefeitura, em novembro de 2020. O trabalho de rejuvenescimento da sigla, a partir da cidade juliana, é um dos motivos que o credenciaram para ficar à frente das funções na JDEM a nível estadual e, agora, nacional.
“O Democratas tem essa particularidade de buscar o desenvolvimento da juventude e estar sempre oxigenando o partido. Isso traz também a oportunidade de expandir a rede de contatos, além de trazer para Santa Catarina e consequentemente para Laguna a atenção do nosso partido, bem como de estar inserido no ambiente político, considerando que no próximo ano teremos eleições nacional e estadual e o DEM já começou a projetar o pleito e suas candidaturas”, diz o lagunense.
Apenas uma chapa (denominada “Construindo o futuro”) concorreu à presidência da Juventude Democratas e a eleição ocorreu por aclamação. O comando do órgão partidário será de Leonardo Framil, liderança jovem do partido em Minas Gerais. De Santa Catarina, há ainda o blumenauense Rodrigo Quadros, ex-presidente da JDEM estadual, como membro do conselho político da nova diretoria. O mandato é de três anos.
Nova diretoria da JDEM
Presidente: Leonardo Framil (MG)
Secretário-Geral: Caio César Oliveira (BA)
Tesoureiro: Carolina Araújo (GO)
Vice-Presidentes: Matheus Lira (AL); Geovani Pedroso (DF); Fernando Claudino (MS); Ruan Martins (PB); José Ronaldo Moura (PE); Antônio Mariano (RJ); Lucas Gabriel (RN); Douglas Martello (RS); Romulo Camilo (SC); E Oseias Reis (TO).
Conselho Fiscal
Presidente: Leonardo Rodrigues (AM)
Vice-Presidente: Christiano Puppi (PR)
Membro: Rodrigo Calezani (ES)
Suplentes: Thiago Molina (AC), Daniel Assis (BA) e Matheus Barcelos (GO)
Conselho de Ética
Presidente: Jefferson Figueredo (RJ)
Vice-Presidente: Luiz Eduardo Romano (BA)
Membro: Gabriel Brito (AC)
Suplentes: Thainá Moura Rêgo Mota (PI), Suellen Márjorry (MG) e Leandro Bittencourt (GO)
Conselho Político
Presidente: Murilo Medeiros (DF)
Vice-Presidente: Lucas Follador (RO)
Membros: Rodrigo Quadros (SC); Yan Miranda (PA); Roger Seabra (GO); Lucas Moreno (BA) e Waldir Mexias (RJ).
Membros natos: Bruno Kazuhiro (RJ); Henrique Sartori (MS); e deputados federais Efraim Filho (PB), Alexandre Leite (SP) e Kim Kataguiri (SP).