Vacina da febre amarela está disponível em postos de saúde de Laguna e Pescaria Brava

Divulgação

As mortes de macacos em quatro municípios região do Vale da Amurel acendeu um alerta regional para a circulação do vírus causador da febre amarela. Os primatas foram encontrados mortos em Santa Rosa de Lima e São Martinho, e as cidades próximas iniciaram campanha de vacinação em massa.

Em Laguna, como não está na área de bloqueio vacinal, nem houve registro de óbitos de primatas ou contaminação confirmada por febre amarela, a prefeitura não deverá executar campanha de vacinação em massa. Todavia, os moradores que desejarem podem procurar as unidades básicas de saúde e solicitar a aplicação da vacina.

“Não vamos fazer em massa no momento, pois não há campanha do Estado, mas ela está disponível nas salas de vacina para aqueles que estão com ela atrasada ou nunca tomaram”, diz a secretária de Saúde de Laguna, Gabrielle Siqueira

O mesmo vale para quem mora em Pescaria Brava. “Como temos mais de 90% de cobertura vacinal, estamos fazendo uma busca ativa com todas as pessoas que chegam às unidades de saúde e orientando quem não tem a vacina a procurar o posto para receber a aplicação”, conclui a coordenadora de imunização do jovem município.

A febre amarela é uma doença infecciosa que se manifesta com calafrios, dor de cabeça intensa, nas costas, no corpo, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza. O início súbito de febre também é um sintomas da infecção.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma dose equivale para toda vida. Isto é, uma vez vacinada a pessoa já está imune. A vacina pode ser tomada por pessoas entre nove meses e 59 anos de idade, que nunca tenham recebido aplicação da mesma.

São poucos os casos de pessoas que obtiveram reação à vacina. O que pode acontecer, de 5 a 10 dias depois da vacinação, sintomas como febre, dor de cabeça e dor muscular. Já as reações de hipersensibilidade são raras, e geralmente atribuídas às proteínas do ovo contidas na vacina, aos alérgicos.

A vacina não é indicada para pacientes com doenças cardiovasculares, crianças menores que nove meses, paciente com doenças renais, grávidas ou mulheres que estão amamentando, transplantados, pessoas com mais de 60 anos, pessoas com sistema imunológico deprimido, portadores de HIV, pacientes que fazem tratamento com corticoide e alérgicos a ovo e gelatina bovina.

Saiba mais

A febre amarela é uma doença causada por um vírus, transmitido pela picada de um mosquito fêmea infectado. Em núcleos urbanos, o Aedes aegypti (transmissor da dengue) também pode ser um vetor para espalhar a febre. Laguna não tem focos desde 2018 desse mosquito.

Para a febre amarela não existem medicamentos específicos para a cura da doença, apenas que tratam os sintomas. O próprio sistema imunológico do paciente elimina o vírus do organismo.

Onde se vacinar

  • LAGUNA: Passagem da Barra, Magalhães, Campo de Fora, Progresso, Portinho e Cabeçuda – das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Mar Grosso – das 7h às 13h.
  • PESCARIA BRAVA: Barreiros, das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h. Laranjeiras, das 14h às 20h.

Notícias relacionadas