Agora da Redação: Lockdown descartado

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

Reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), a primeira após a tentativa de decretar lockdown judicialmente, terminou descartando o conceito de fechamento total no estado catarinense.

De acordo com o governo do Estado, Eventuais medidas pontuais de enfrentamento à Covid-19, com validade para as próximas semanas, serão deliberadas hoje, 18, pelo Coes. Ontem, em entrevista ao SCC SBT, o governador Carlos Moisés (PSL) disse que não haverá fechamento no final de semana, mantendo as restrições de segunda à sexta como válidas, também, de sábado a domingo.

Surfe

Após muita espera e cobrança, o governo municipal anunciou autorização para a licitação para reforma da sede da Associação de Surf de Laguna (ASL), entidade fundada nos anos 1990. O recurso está garantido desde 2019, não foi utilizado em 2020, e deve ser aplicado nesse projeto, não podendo ser destinado para outro fim. A planta da obra foi elaborada pela Udesc. A emenda, de R$ 150 mil, que viabilizou é do deputado Mauro de Nadal (MDB) e foi obtida através de pedido dos ex-vereadores Peterson Crippa (DEM) e Thiago Duarte (MDB). Com projeto pronto, é aguardar para ver um desejo antigo dos surfistas da cidade sair do papel.

Rádio

No Sul, várias mudanças no dial da “latinha” – todas elas em Tubarão. A segunda mais antiga da região, Tubá iniciou seu processo de migração e agora já opera no FM 104,7. A Jovem Pan News, como anunciado na última semana, estreou em FM 95,9 no lugar da Antena 1. E a Bandeirantes AM virou afiliada também da Jovem Pan, mas da rede musical, e agora opera em FM 94,9.

Impeachment

Deputados devem votar no próximo dia 26 o relatório da desembargadora Rosane Wolff sobre a a denúncia contra o governador no pedido de impeachment referente ao caso dos respiradores. Moisés chegou a ser afastado em outubro, no caso dos procuradores, foi absolvido e segue no cargo.

Ampliou

O Comitê de Emergência Cultural, responsável por monitorar os projetos executados em Laguna dentro da Lei Aldir Blanc, anunciou que ampliou o prazo para a execução das iniciativas devido ao cenário atual da pandemia. Veja aqui.

EAD

Polo de ensino à distância das universidades públicas em Laguna começou sua orgniazação para o ano letivo. O polo inicia o ano com dois novos cursos: Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Biblioteconomia, ofertados pela Udesc. Atualmente, são 114 alunos, distribuídos em 10 cursos.

R$ 1,3 milhão

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), lançou nesta semana um edital inédito de incentivo para bolsistas pesquisadores mestres e doutores atuarem em projetos dentro de laboratórios da universidade. Detalhes com relação ao edital e às vagas para mestres e doutores podem ser acessados no site da Fapesc.

Notas expressas

  • Procon de Laguna está com nova diretora. É Camila Martins Fortunato, segundo portaria da última terça-feira.
  • MDB catarinense publicou resolução com as normas para as prévias de 15 de agosto. Até o momento, tem o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli; o deputado federal Celso Maldaner; e o senador Dário Berger, como pr-ecandidatos.
  • Deputados vão convidar o comandante-geral da PM, coronel Dionei Tonet, para participar de uma reunião para tratar da distribuição do efetivo de policiais militares recentemente convocados pelo Estado.
  • Boa notícia: obra de ampliação do hospital de Braço do Norte e construção de UTI pode começar em breve. Recursos de emenda parlamentar e governos estadual e municipal.
  • Em Tubarão, a prefeitura cedeu funcionários para possibilitar a abertura de novos leitos de terapia intensiva no Hospital Nossa Senhora da Conceição.
  • Agora Laguna prepara novidades para os próximos dias, mas com a responsabilidade e a credibilidade de sempre.