Laguna é a primeira cidade catarinense a divulgar programação dos 200 anos de Anita

O Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) e a Fundação Lagunense de Cultura (FLC) oficializaram nesta sexta-feira, 19, a programação dos eventos que serão realizados na cidade de Laguna, terra natal de Anita Garibaldi, em comemoração ao bicentenário de nascimento da heroína. Os eventos vão de março à dezembro de 2021.

O roteiro do bicentenário na terra natal da heroína inclui eventos teatrais, como a Tomada de Laguna e o espetáculo Vida e Morte de Anita Garibaldi, o lançamento da pedra fundamental do monumento ‘A Retirada’ e outras apresentações culturais e musicais com evocação à memória da heroína.

“Essa programação é fruto de um trabalho conjunto desenvolvido entre o CulturAnita e os entes culturais da cidade de Laguna”, explica o diretor do instituto, Adílcio Cadorin. “Preparamos a relação de eventos visando englobar o maior número de atrações culturais em torno da nossa heroína Anita Garibaldi”, completa a presidente da Fundação Lagunense de Cultura (FLC), Vanere Almeida.

Essa programação vai ser enviada à Fundação Catarinense de Cultura (FCC) para inserção no calendário estadual, que deve ser divulgado oficialmente nos próximos dias. Além de Laguna, são esperados eventos em Florianópolis, Tubarão, Lages, Anita Garibaldi, Curitibanos, Imbituba e Garopaba.

Segundo o presidente do CulturAnita, Leo Felipe Nunes da Silva, também deverão acontecer eventos no Congresso Nacional, através de sessões solenes no Senado Federal e Câmara dos Deputados, conforme já solicitado pelo senador Espiridião Amin e pelos deputados federais Luiz Armando Schroeder (Coronel Armando), Ângela Amin e Carmen Zanotto.

Além disso, também vão ocorrer ações comemorativas por parte do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Academia Catarinense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e Santur. “Todas essas manifestações demonstram a importância que Anita Garibaldi tem para toda Santa Catarina e também para o nosso país”, pontua Silva.

Confira a programação

FEVEREIRO

  • Ação conjunta com a FLC para mobilização e conscientização de divulgação ao Bicentenário. Distribuição de adesivos, divulgação da logo do Bicentenário nas redes sociais, vitrines das lojas e sacolas de supermercados. Parceria com CDL, ACIL, Sindilojas, Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, Delegacia de Polícia Civil, Marinha e Bombeiros. Serão distribuídos outdoors, bandeiras e placas em toda a cidade.

MARÇO

  • Dia 01: Abertura oficial das comemorações do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi com Live de Reacendimento da Iluminação da Ponte Anita Garibaldi. Participação das Guardiãs de Anita, declamação de poema por atriz e apresentação de tenor, com a presença de autoridades. Transmissão da Live através do Canal do Youtube da FLC e do CulturAnita, da Ferrovia Tereza Cristina e da CCR e da Prefeitura.
  • Dia 06. – 8h: Dia da Ação Cultural Local – Lançamento da Pedra Fundamental do Monumento “A Retirada”;
  • Dia 06 – 9h: Início da Cavalgada de Mulheres partindo da comunidade da Cigana, margem esquerda da Barra da Lagoa do Camacho chegando na Praça República Juliana;
  • Dia 06 – 18h: Chegada da Cavalgada de Anita, recepção das bandas locais (Carlos Gomes, União dos Artistas, PMSC, Marinha – um representante de cada banda), colocação de bandeira e rosas para Anita pelas Guardiãs de Anita.
  • Dia 08 – 10h: homenagem para as mulheres que passarem pelo Centro Histórico com distribuição de rosas com inscrição do Bicentenário; passeio gratuito para as mulheres com caminhão jardineira com cantor. (FLC e CulturAnita)
  • Dia 08 – 19h30: Live de lançamento do livro trilíngue, em português, espanhol e italiano “Dois Mundos e Uma Rosa Para Anita”, em parceria com a ALESC – Auditório do IPHAN, com presença de público limitada;
  • Dia 16: Sessão solene na Câmara de Vereadores de Laguna em Homenagem à Anita.

JULHO

  • Dia 03: I Festival Musical Anita Garibaldi, organizado pela Fundação Lagunense de Cultura, no Centro Histórico.
  • Dias 07-10: Festa Literária da Livraria Coruja Buraqueira.
  • Dias 11-21: II Festival Literário Lagunense em memória a Anita – FLC e SME.
  • Dias 11-21: Apresentações culturais de escolas de sambas, grupos folclóricos e gincana escolar. FLC e SME.
  • Dias 22, 23, 24, 30, 31: Apresentação da peça de multiteatro “A Tomada de Laguna”. Local Cais Antigo – Centro Histórico de Laguna, responsável CulturAnita (condicionado à obtenção de recursos);
  • Dia 29: Entrega da “Medalha de Anita” para vencedoras do Concurso Literário promovido pela FLC durante solenidades de aniversário de Laguna.

AGOSTO

  • Dia 04: Apresentação junto ao Monumento de Anita da peça teatral “Vida e Morte de Anita” Centro Histórico de Laguna, pelas Guardiãs de Anita – CulturAnita e Guardiãs.
  • Dia 30: Solenidades e apresentações – a serem definidas – em comemoração ao nascimento de Anita.
  • Dia 30: Replantio da árvore de Anita pelo Coletivo das Anitas de Garopaba e homenagem a Wolfgang Ludwig Rau, na Praça Vidal Ramos, no Centro Histórico de Laguna.

NOVEMBRO

  • Dia 15: Encerramento das Comemorações do Bicentenário de Anita com a inauguração do monumento “A Retirada de Anita”, na Vila da Cigana, margem esquerda da Barra da Lagoa do Camacho com a colocação de uma cápsula do tempo na parte interna do monumento.