Calor, ar abafado e temporais localizados na região

Foto: Elvis Palma/Agora Laguna

O forte calor aliado a um sistema de área de baixa pressão, favorecem os temporais localizados, principalmente no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte catarinense.

Segundo a Epagri/Ciram, para esta quinta-feira, 7, a previsão indica a chance de pancadas de chuva localmente fortes, com acumulado significativo em curto intervalo de tempo, trovoadas, descargas elétricas, ventania e granizo. A chuva deve ser mal distribuída.

Nesta sexta, 8, a alta pressão faz com que o dia inicie com sol e poucas nuvens em boa parte. A partir da tarde a combinação de calor e umidade favorece pancadas de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de temporais bem isolados, no Centro-Leste. No Norte do estado o dia deve ser marcado pela presença das nuvens com chance de chuva a qualquer hora do dia.

Já o sábado, 9, começa com sol e poucas nuvens no estado. Mas, a partir da tarde, áreas de instabilidade, formadas pelo calor e umidade, favorecem pancadas de chuva isoladas no estado. Não se descarta a chance de temporais bem isolados.

Em Laguna

Quintamínima 18ºC e máxima 33ºC – Sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite;
Sextamínima 18°C e máxima 33ºC – Sol com algumas nuvens;
Sábadomínima 20ºC e máxima 34ºC – Sol e pancadas de chuva à tarde;
Domingo:
mínima 18ºC e máxima 35ºC – Sol com algumas nuvens.

Veja os detalhes

Quinta-feira (07/01):
Tempo: sol entre nuvens na maioria das regiões de SC. No Oeste e Meio-Oeste, pancadas isoladas de chuva com trovoadas e descargas elétricas a partir da manhã, atingindo as demais regiões na tarde e noite. Risco de temporais localizados (veja o Aviso Meteorológico).
Temperatura: elevada com sensação de ar abafado, mais alta no Litoral Vale do Itajaí.
Vento: sul a sudeste, fraco a moderado.
Sistema: cavado (área de baixa pressão) influencia SC.

Sexta-feira (08/01):
Tempo: a instabilidade diminui e o sol predomina em SC.Pequena chance de pancadas de chuva de verão (localizadas e passageiras), na tarde e noite.
Temperatura: elevada.
Vento: sudeste a nordeste, fraco a moderado.
Sistema: alta pressão em SC.

Sábado (09/01):
Tempo: sol entre nuvens em SC. Na tarde e noite, condição de pancadas de chuva de verão (localizadas e passageiras).
Temperatura: elevada.
Vento: nordeste, fraco a moderado.

Domingo e Segunda-feira (10 e 11/01):
Tempo: sol entre nuvens em SC. No Litoral e Vale do Itajaí, condição de chuva isolada associada a circulação marítima. Nas demais regiões, pancadas de chuva de verão (localizadas e passageiras), na tarde e noite.
Temperatura: elevada.
Vento: leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.