Moradora do bairro Esperança denuncia abandono de cão

Uma leitora do Portal Agora Laguna denunciou à reportagem no início da manhã desta quinta-feira, 26, um caso de abandono de animal no bairro Esperança.

O fato ocorreu por volta das 7h50, na avenida Roberto Pedro Prudêncio, próximo a Câmara de Vereadores. “Uma mulher amarrou um cachorro num poste próximo a minha casa. Avistei ela ali perto, mas não imaginei que seria um cachorro, só depois que saí de casa que vi ele ali amarrado”, comenta.

Segundo a moradora, assim que percebeu o cão amarrado em uma estrutura de madeira, foi até o local e o retirou da corda. “Na hora eu primeiro desamarrei ele, pois estava praticamente enforcado”.

O animal passa bem e seguia até o fim da manhã nas proximidades do local onde foi abandonado. Um boletim de ocorrência foi registrado. O abandono de animais é crime e está previsto na lei 1.095/2019, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Em setembro foi endurecida a Lei de Crimes Ambientais que ampliou a pena para maus-tratos a cães e gatos. Segundo o texto, a punição agora é de dois a cinco anos de reclusão, com multa e proibição de guarda, e o autor do crime passa também a ter registro de antecedentes criminais.