Pinguins reabilitados em Laguna são soltos

Quatro pinguins-de-magalhães reabilitados na unidade de estabilização mantida pela Udesc em Laguna foram soltos nesta semana em Florianópolis, na primeira ação de soltura realizada pela Associação R3 Animal, parceria do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS).

As aves ficaram cerca de duas semanas em tratamento em Laguna antes de serem enviados para a capital catarinense. Desde o começo da temporada, 54 pinguins passaram pela unidade de estabilização – os últimos foram enviados para Florianópolis na terça-feira, onde passarão por processo de reabilitação final.

Antes da soltura, um microchip para identificação foi implantado. Ao todo, 20 animais da espécie foram devolvidos à natureza pela R3 Animal. Os pinguins vêm da Patagônia argentina e foram resgatadas nas praias do litoral catarinense.

O encalhe destes animais é comum nesta época do ano. A viagem inicia em meados de outono e vai até setembro, quando retornam para as águas geladas da Argentina. Essa viagem deixa os pinguins fracos, debilitados e às vezes, ferido.

Sobre o PMP-BS

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no polo pré-sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

De Saquarema (RJ) até Laguna são 15 trechos de monitoramento. A Udesc monitora o trecho 1 compreendido entre Laguna e Imbituba, e recebe animais para reabilitação e necropsia do trecho 2, compreendido entre Imbituba e Governador Celso Ramos. Ao encontrar um animal marinho, o recomendado é acionar o PMP-BS pelo telefone gratuito 0800 642 3341, que a equipe de resgate irá ao encontro.