Anita volta à vida em vídeo onde conversa com Guardiãs

Heroína dos Dois Mundos, Anita Garibaldi é uma figura inspiradora e será tema central de uma produção audiovisual que vai ser lançada no próximo domingo, 30, em comemoração ao 199º aniversário de nascimento da guerreira lagunense. A produção é do Instituto CulturAnita.

Em um cenário de época, as Guardiãs de Anita fazem perguntas à heroína sobre as cartas que ela escreveu ao longo da vida. “Foi muito prazeroso poder participar desse projeto e saber da importância cultural que ele terá. Estamos revivendo uma parte de nossa própria história, ainda mais, sabendo que somos protetoras dessa memória”, descreve a guardiã Andreia Noal.

Ao todo são 20 perguntas que foram elaboradas com base nas cartas e fatos reais envolvendo Anita Garibaldi. São dúvidas sobre o primeiro casamento, com o sapateiro Manoel Duarte e sobre como ela se salvou em diversas batalhas, principalmente nas duas em que foi derrubada porque seu cavalo foi atingido por tiros dos inimigos, por exemplo.

Lize Souza, atriz lagunense, foi a responsável por dar vida à Anita, personagem que ela interpreta desde os 18 anos de idade. “Embora seja o mesmo personagem, são duas personalidades diferentes. Aos 27 anos, ela já tinha cinco filhos e passou por diversas batalhas e fugas e a emoção está aí, em tentar alcançar essa maturidade de Anita”, detalha a atriz.

A produção foi feita antes da pandemia do novo coronavírus. A pré-estreia do vídeo será na sexta-feira, 28, e o material completo poderá ser conferido, a partir de domingo, 30, no canal Pingos e Respingos da História, no Youtube.

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna