Udesc segue com processo seletivo para Vestibular de Inverno até agosto

Foto: Luís Claudio Abreu/Agora Laguna

As inscrições para o processo seletivo especial do Vestibular de Inverno 2020 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) continuam abertas até 21 de agosto. Há  três formas de avaliação para as 1.040 vagas oferecidas por 37 cursos de graduação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, clicando aqui. Só em Laguna, a instituição oferece vagas para os cursos de Ciências Biológicas (Biologia Marinha e Biodiversidade) e Arquitetura e Urbanismo.

Afetada pela pandemia do novo coronavírus, a universidade optou pelo processo seletivo especial neste vestibular para substituir as provas presenciais. O candidato deve optar por uma das três formas de entrada:

  • Nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): válido apenas para quem fez prova do Enem em 2016, 2017 ou 2018;
  • Média final do Vestibular da Udesc: para apenas aqueles que prestaram a prova dos vestibulares de Inverno 2019 e de Verão 2020 da Udesc e que não foram reprovados ou eliminados. Todos os candidatos que foram classificados ou aprovados em lista de espera poderão se inscrever, com livre escolha de curso e opção dentro do Programa de Ações Afirmativas.
  • Média final geral de conclusão do ensino médio: apenas para quem já concluiu o ensino médio.

O edital do processo seletivo pode ser conferido aqui ou na página de Guia de Cursos Udesc. As matrículas vão ser homologadas em 14 de setembro. A primeira chamada está prevista para ocorrer até 28 de setembro. Os aprovados devem iniciar as aulas já no segundo semestre letivo de 2020 da universidade.

Cursos com vagas

  • Laguna (Ceres): Ciências Biológicas (Biologia Marinha e Biodiversidade) e Arquitetura e Urbanismo;
  • Balneário Camboriú (Cesfi): Administração Pública e Engenharia de Petróleo;
  • Chapecó (CEO): Enfermagem e Zootecnia;
  • Florianópolis (Cefid): Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura) e Fisioterapia;
  • Florianópolis (Esag): Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas;
  • Florianópolis (Faed): Geografia (Bacharelado), História (Licenciatura) e Pedagogia;
  • Ibirama (Ceavi): Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Engenharia de Software;
  • Joinville (CCT): Ciência da Computação, Engenharia (Civil, de Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica), Física (Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Química (Licenciatura) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Lages (CAV): Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária;
  • Pinhalzinho (CEO): Engenharia Química;
  • São Bento do Sul (Ceplan): Engenharia de Produção – Habilitação Mecânica e Sistemas de Informação.

Distribuição de vagas

Para cada um dos três critérios do Vestibular de Inverno 2020 da Udesc – Processo Seletivo Especial, haverá vagas específicas em cada curso oferecido.

No curso de Medicina Veterinária, por exemplo, são oferecidas 30 vagas. Dessas, dez serão disputadas por candidatos que optarem pela avaliação da nota geral do Enem, outras dez pela média final do Vestibular da Udesc e as dez restantes pela média final geral de conclusão do ensino médio.

O edital ainda respeitará as políticas de ações afirmativas da Udesc, com reserva de 30% das vagas para candidatos com todo o ensino médio na rede pública e para candidatos negros.

Ou seja, levando em conta o mesmo exemplo de Medicina Veterinária, das dez vagas a serem disputadas por quem optar pela avaliação da nota geral do Enem, duas são para candidatos que se declarem de escola pública, uma para candidatos que se declararem negros e as sete restantes para não optantes. O mesmo ocorre para as vagas oferecidas nos outros dois critérios do processo seletivo especial.