Operação estadual contra facção criminosa cumpre mandado em Cabeçuda

Células de uma facção criminosa atuante em Santa Catarina são alvos de uma grande operação deflagradas nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 3, pela Polícia Civil, que cumpre mandados em 15 cidades catarinenses e em mais dois estados. São mais de cem ordens judiciais expedidas, incluindo uma de busca e apreensão em Laguna.

O grupo é ligado ao tráfico de drogas no estado e também é suspeito de envolvimento em crimes como homicídios, roubos de veículos de luxo, imóveis, e crimes contra o sistema financeiro. São cumpridas mais de 100 ordens judiciais em 15 cidades catarinenses e em outros dois estados.

A Polícia Civil detalhou que investigação começou a partir do aumento da violência na região da comunidade de Monte Verde, em Florianópolis, em 2018. O transporte de materiais ilícitos feito pelos investigados aconteciam como uso de vários meios, incluindo helicóptero, segundo a corporação.

Os trabalhos foram denominados de Scurra e são coordenados Delegacia de Combate às Drogas (Decod) da polícia de Florianópolis. Em Laguna, o mandado foi cumprido pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) em uma residência no bairro Cabeçuda.

Mandados

A partir da análise de mensagens telefônicas obtidas pelo setor de investigação, a polícia pôde mapear as ramificações da organização pelo estado. Os mandados de prisão e de busca e apreensão são cumpridos nas cidades de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Porto Belo, Balneário Camboriú, Camboriú, Itajaí, Navegantes, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Laguna e Rio Fortuna. Fora do estado, há ordens sendo cumpridas em São José dos Pinhais, no Paraná, e Naviraí, no Mato Grosso do Sul.