‘Preocupação muito grande’, diz Mauro Candemil após crescimento de casos de coronavírus

O prefeito Mauro Candemil (MDB) avalia com muito receio e preocupação a situação do novo coronavírus (Sars-CoV-2) em Laguna. Nesta quinta-feira, 5, a cidade confirmou mais três casos e chegou a um total de 24 testes positivos para a contaminação pelo vírus – 17 pacientes estão curados.

“Aqui em Laguna estava sob controle com o pessoal se cuidando de acordo com as orientações. A preocupação é muito grande, demos um salto saindo da curva de achatamento indo para uma curva mais perigosa. O vírus tem velocidade muito violenta”, diz Candemil.

Ocorreram cinco confirmações em menos de uma semana. Mas não foram só os casos confirmados que cresceram. A estatística de suspeitas (pessoas que fazem coleta para exame) também acompanhou a curva ascendente, com 22 notificações através da Vigilância Epidemiológica feitas em 24 horas.

O chefe do Executivo diz que muitos dos pacientes podem ter se contaminado fora do município, uma vez que muitos lagunenses trabalham fora do município. “[Também] Deve ter tido relaxamento das pessoas aqui em Laguna achando: ‘Que comigo não vai acontecer nada’… diante do quadro que se apresentou durante esses 70 dias. Mas foi um salto significativo de suspeitos e confirmados de uma hora para outra”, observa o prefeito.

O temor de Candemil aumenta devido ao anúncio recente da liberação para retorno do serviço de transporte coletivo. Uma reunião nesta sexta-feira, 5, na Amurel, definirá as regras sanitárias para a volta efetiva da circulação de ônibus.

A prefeitura de Laguna já tomou algumas ações para prevenção do coronavírus como, por exemplo, determinar obrigatoriedade por meio de decreto. O descumprimento pode levar à autuação e multa com fundamento no código sanitário, chegando até a cassação de alvarás estabelecimentos se for necessário.

Nas últimas semanas, o comitê de crise criado pelo município intensificou ações de orientação em locais com maior movimentação de pessoas, principalmente no fim de semana. Máscaras são distribuídas aos pedestres e também é feita a orientação para evitar aglomeração, conforme explicou o poder público.

Notícias relacionadas