Obra de restauro da União Operária está concluída

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on telegram

 480 visualizações,  12 views today

Outro palco importante da cultura de Laguna, a sede da centenária Sociedade Recreativa União Operária, no Centro Histórico, está prestes a ser devolvida de volta ao cotidiano da comunidade. Iniciadas em março do ano passado, as obras de restauração e ampliação da estrutura estão concluídas.

O prédio pertence ao clube desde 1921, quando foi adquirido pela sociedade, fundada em 1903. Há anos precisava de retoque estruturais, indo da pintura das paredes à troca do piso.

O projeto de revitalização do imóvel incluiu a reforma dos banheiros, telhados, construção de uma cozinha e instalação de uma plataforma elevatória para facilitar o acesso de pessoas com deficiências físicas. “Para o clube vai ser de muita utilidade”, resumiu o presidente Geraldo Viana, quando do anúncio da restauração em 2018.

A revitalização da sede vai permitir que seja ampliada a gama de eventos realizados no local, possibilitando que o clube arrecade mais fundos para garantir sua manutenção.

A entrega oficial deve acontecer nos próximos meses. “A obra do clube União Operária está finalizada. Agora faltam os termos mais burocráticos que é encerrar o contrato com a empresa, fazer a entrega da obra aos diretores do clube”, esclarece a chefe do escritório técnico do Iphan em Laguna, Ana Paula Cittadin.

De acordo com Ana Paula, ainda não há uma data fixada para a realização desse ato de entrega da obra à sociedade por causa da pandemia do novo coronavírus. A realização de uma cerimônia está descartada, à exemplo do que ocorreu com a entrega da revitalização da sede da Carlos Gomes, na última semana. “Vamos aguardar que dê uma acalmada na pandemia para agendar algo”, diz a arquiteta.

A obra custou R$ 728.418,85 e foi realizada a partir do lote de verbas do governo federal por meio do programa de PAC das Cidades Históricas. A operação foi executada pela construtora Magapavi.

Divulgação