Divulgação/Secom-SC

O boletim epidemiológico do município de Laguna, divulgado nesta quarta-feira, 10, pela prefeitura, mostra que 20 pacientes ainda aguardam pelo resultado das análises das coletas e encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen) de Santa Catarina, para saber se estão ou não com o novo coronavírus.

Houve quatro descartes de suspeitas e a inclusão de mais seis em 24 horas, conforme o boletim. Na última semana, o município teve crescimento aproximado de 70,6% no número de casos e passou de 17 para 29 em menos de sete dias.

Atualmente, há 11 pessoas com o vírus ativo em Laguna, que fazem tratamento domiciliar, à espera de ganharem alta desse período de isolamento. 18 pacientes já estão curados da doença – o caso mais recente é de um homem de 43 anos, morador do Mar Grosso.

Um caso foi confirmado por meio de teste rápido pela prefeitura de Imbituba. A paciente é moradora de Laguna e trabalha na área da saúde do município vizinho. A Vigilância Epidemiológica de Laguna informou que estão sendo feitos exames complementares para atestar ou não a contaminação pelo coronavírus, isso explica porque o caso não está sendo contabilizado pela estatística do município.

Santa Catarina

No estado, já são 12.594 pacientes com teste positivo para coronavírus e deste número, 8.203 estão recuperados e 4.207 permanecem em acompanhamento. As estatísticas são desta terça-feira, 9.

O coronavírus foi o responsável por 184 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,46%. Os óbitos recentes são de duas mulheres, moradoras de Itajaí (39 anos) e Caçador (87), e três homens, de Balneário Camboriú (35 anos), Peritiba (88) e Itajaí (63). Este último era o único a não ter nenhum registro de comorbidades, mas fazia parte de grupo de risco por ser idoso.

Brasil

Até às 19h, os dados mais recentes sobre o novo coronavírus no Brasil, com base em levantamento das secretarias estaduais de Saúde indicavam 739.503 casos confirmados e 38.406 mortes no país.

Divulgação/PML